TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II MAGAZINE LUIZA COMÉRCIO EXTERIOR UNIP

Por:   •  15/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 7

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

LUZIÂNIA-GO/2019

Nº.

NOME

RA

01

Danilo Coutinho de Godoi

1946245

     MAGAZINE LUIZA S/A e o uso das matérias Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais em sua gestão.

INTRODUÇÃO

     A empresa abordada nesse projeto foi fundada em novembro de 1957, pelos empresários José Donato e Luiza Trajano Donato, na cidade de Franca-SP. Com cerca de 900 lojas espalhadas por todo território brasileiro, com sede em Franca e São Paulo, fará 62 anos em novembro de 2019, seu atual Presidente é Frederico Trajano, que é filho de Luiza Helena Trajano, atua no comércio varejista, nos segmentos de móveis, eletroeletrônicos, brinquedos, eletrodomésticos e serviços financeiros.

     Esse projeto abordará as disciplinas propostas, Economia e Mercado, que é um influenciador importante de uma boa gestão, sendo analisadas as variáveis micro e macroeconômicas, trazendo um panorama da situação econômica do País.

     Também será abordada a disciplina Matemática Aplicada, mostrando sua importância numa organização, e como ela pode impactar diretamente no dia a dia da empresa, trazendo mais rendimentos, diminuição dos custos, incertezas e riscos.

     E a disciplina Recursos Materiais e Patrimoniais, que é um tema muito relevante numa empresa pois o uso adequado e eficiente desses recursos, traz inúmero benefícios para a empresa, desde um estoque enxuto, até o menor espaço físico para armazenagem, trazendo assim menos custos desnecessários a empresa.

ECONOMIA E MERCADO

     No contexto econômico ao qual o Brasil está inserido, está passando por períodos críticos, porém com o crescimento das vendas consecutivos, mesmo que modestos nos anos de 2017 e 2018, a economia tem mostrado uma reação logo após a um longo período de recessão.

     Como o crescimento da economia, e o aumento do investimento no setor varejista, bem como com a implementação de novas políticas de controle, o mercado tem avançado, em especial a Magazine Luiza, que tem crescido ano a ano, mostrando solidez e boa gestão econômica.

     No ano de 2017, o setor industrial obteve um crescimento, com o levantamento de suas ações, causa de um otimismo populacional crescendo 2,1%, criando uma atmosfera favorável para o ano de 2018, porém obteve apenas um crescimento de 1,38%, que pelo menos foi positivo, a quem do desejado, mais com perspectiva de melhora no ano de 2019 onde pesquisas apontam crescimento acima dos 2%.

     Já a empresa Magazine Luiza vem se destacado no mercado nacional devido a sua crescente rentabilidade, onde podemos destacar o mercado virtual que aumentou seu faturamento em 47% no ano de 2018, com um aumento de mais de 120 milhões de reais em vendas.

      Já analisando a macroeconomia que estuda as variáveis como inflação, desemprego e o impacto das novas políticas econômicas, sobre o crescimento econômico e na distribuição de renda, dessa forma foi possível analisar pontos diversos, tanto internos como externos da empresa, internos como o aumento da renda de seus colaboradores trazendo bem estar, e aumento do rendimento, consequentemente aumentando as vendas bem como o fator externo, com aumento de salários, lucros, juros, impostos e os níveis dos preços que serão praticados no mercado.

     Visto o cenário brasileiro a Magazine Luiza reinventou o varejo, e modernizou seus meios de venda, vislumbrou uma oportunidade no mercado virtual, favorecendo as compras online, onde o cliente escolhe o produtos diretamente no site ou aplicativo, direto de onde estiver, trazendo maior eficiência e menores custos operacionais, podendo assim repassar para o consumidor.

     A empresa Magazine Luiza, focada no crescimento da economia, e nas novas políticas adotadas pelo novo governo, acredita num crescimento maior em 2019, do que o obtido em 2018, visto o aquecimento das vendas no mercado varejista como um todo no início do ano, bem como a possível aprovação de medidas pelo governo, que trazem mais credibilidade para o mercado interno e externo, trazendo assim investimentos que aquecem a economia e beneficiam a todos, incluindo o setor varejista.

MATEMÁTICA APLICADA

     No ano de 2017, no quarto trimestre a Magazine Luiza, obteve um crescimento de 32% de suas vendas em sua loja virtual, aumentando cerca de 60% em referência ao ano anterior, tal resultado impactou diretamente no processo financeiro da empresa.

     Com esse crescimento acelerado em suas vendas através do, e-commerce, a Magazine Luiza compara seu crescimento exponencial, fazendo a verificação de todos os pontos de sua atuação operacional como emolumentos vindos de diversas ações, que são buscadas pela empresa. Incluindo também o crescimento das vendas nas lojas físicas que contribuíram com 20% do total no período.

     Com as informações colhidas no período de setembro de 2017, foi realizado pela Magazine Luiza, ofertas subsequentes de ações da empresa, fazendo assim com que a empresa gerasse maior liquidez, permitindo assim um maior investimento em projetos já em curso, bem como o financiamento de novos projetos, incluindo a melhoria da visibilidade da empresa no cenário nacional.

     Após essa oferta de ações, foi injetado na empresa um capital de mais de 1,1 bilhão de reais, investidos no caixa da empresa, fazendo a empresa terminar o ano de 2017 com um caixa de mais de 1,7 bilhão de reais que foi destinado para o desenvolvimento da empresa.

     De forma simples, porém profissional, todas as ações tomadas pela empresa acabam por serem impactadas, pelos operadores de indicação, que levam alternativas e valores para as ações que a empresa possua interesse, essa capacidade tem enorme valor no mercado, prescindindo sobre o crescimento da empresa.

     As receitas da empresa, absorvem diversos valores, inclusive os que são influenciados por taxas de juros e composto por diversos serviços oferecidos pela empresa, para maior eficiência e diminuição dos custos e preços ao consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com