TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS QUATRO DOUTRINAS CARDINAIS DO EVANGELHO QUADRANGULAR

Por:   •  19/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  29.748 Visualizações

Página 1 de 11

AS QUATRO DOUTRINAS CARDINAIS DO EVANGELHO QUADRANGULAR

RESUMO:

  As doutrinas cardinais da Igreja do Evangelho Quadrangular visam desenvolver em cada pessoa o caráter cristão e direcioná-las ao poder restaurador de Jesus. Essas doutrinas são fundamentadas na Bíblia Sagrada mais precisamente nos quatro ministérios de Jesus e utilizadas em todo o mundo na pregação da Palavra e evangelização a fim de levar as Boas Novas á toda alma sedenta por Cristo.

INTRODUÇÃO:

  A missionária Aimee Semple Mc Pherson fundou a Igreja do Evangelho Quadrangular tendo por base a visão de Ezequiel e firmou sua doutrina nos quatro rostos da visão, em quatro cores e em quatro evangelhos. A doutrina quadrangular dá preceitos espirituais e conhecimento verdadeiro sobre Jesus a fim de que as necessidades humanas sejam sanadas em Sua Palavra.

Palavras - chave: Aimee Semple Mc Pherson; Visão; Evangelho.

A ORIGEM DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

  A visão do Evangelho Quadrangular veio do coração de Deus á inspirar uma jovem pregadora chamada Aimee Semple Mc Pherson. Em 1922, durante sua última campanha de reavivamento nos Estados Unidos, Aimee ministrava sobre a visão de Ezequiel (Ez 01) quando o Senhor deu a ela a graça de poder contemplar o significado verdadeiro desta visão e as entrelinhas da passagem bíblica.

  Aimee foi grandemente impactada com o que viu e comparou os quatros rostos vistos por Ezequiel as quatro fases do ministério de Jesus. O Senhor encheu seu coração e naquele instante nascia a Igreja do evangelho Quadrangular, a qual no ano seguinte, no dia 01 de janeiro, teria seu primeiro templo inaugurado.

  Sempre preocupada em desenvolver uma igreja sólida e frutífera, Aimee passou a buscar na Bíblia direcionamento e inspiração para criação da bandeira, do hino e principalmente da doutrina quadrangular. Abaixo estudaremos sobre a visão das quatro faces vistas por Ezequiel e posteriormente as quatro doutrinas cardinais da Igreja do Evangelho Quadrangular.

AS QUATRO FACES

[pic 1][pic 2]

Rosto de Homem: O evangelho de Lucas apresenta Jesus Cristo como o filho do homem, o Salvador que foi crucificado por toda a humanidade.

Rosto de Leão: Este representa Jesus como o Batizador com o Espírito Santo, apresentado no evangelho de João como Filho de Deus. O leão, assim como a pessoa do Espírito Santo, traz consigo exemplos de força e poder.

Rosto de Boi: Este representa o médico divino, apresentado no evangelho de Marcos como o Servo de Deus. Jesus é aquele que suporta cargas e fardos, e que veio á Terra para levar sobre si a carga dos pecados, vergonhas e doenças humanas.

Rosto de Águia: Este representa Jesus como o Rei que há de vir, assim como a águia que é conhecida como a rainha das aves, conforme apresentado no evangelho de Mateus.

DOUTRINAS CARDINAIS

  As doutrinas são um conjunto de idéias que servem de base a um sistema quer seja filosófico, econômico, religioso e etc., ou seja, servem como ensino ou instrução. As doutrinas da Igreja Quadrangular foram fundamentadas na Bíblia Sagrada, de onde extraiu também a Declaração da Fé da IEQ e são utilizadas na evangelização e pregação deste evangelho mundialmente. Elas têm por alicerce os quatro ministérios de Jesus, conforme podemos ver a seguir:

1ª DOUTRINA: SALVAÇÃO

  A salvação consiste em obter perdão por meio de aceitação de Jesus. A primeira doutrina Quadrangular foi tirada do Evangelho de Lucas onde ressalta Jesus, o filho do homem, como o Salvador que foi crucificado para remissão de pecados de toda humanidade.

  A Cruz bem como a cor vermelha são usadas para representar essa doutrina; a cruz como em outras denominações simbolizam a salvação por ser usada como o altar do sacrifício de Cristo em nosso favor e a cor vermelha por tipificar o Seu sangue derramado na cruz.

  O Evangelho de João deixa bem claro que Jesus veio ao mundo para que o seu povo, os judeus, pudessem receber a salvação, mas em sua maioria, eles o negaram e o plano de redenção foi estendido as demais pessoas. A isso devemos ser gratos, pois a misericórdia de Deus foi derramada sobre nós também e temos a promessa de remissão de pecados e salvação á todos os que crerem no nome santo de Jesus. “Mas, a todos que o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de deus, aos que crêem no seu nome” (João 01:21, Bíblia Sagrada, N.T.).

  Cremos que sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu por cada um levando os nossos pecados, recebendo nossa condenação, pagando pelo que nós deveríamos pagar, sofrendo o deveríamos sofrer. O Seu sangue nos purifica e trás o perdão.

VERSÍCULO CHAVE DA DOUTRINA

 “Por que ele veio buscar e salvar o que havia perdido”.  Lucas 19:10

A SALVAÇÃO NA DECLARAÇÃO DE FÉ

  A declaração de Fé da Igreja do Evangelho Quadrangular foi escrita pela fundadora Aimee Semple McPherson e a respeito da salvação ela escreve:

  “Cremos que a salvação dos pecadores é inteiramente pela graça, que não temos justiça alguma ou bondade em nós mesmos, por onde procurar o divino amparo, havendo de nos lançarmos, portanto, á inabalável misericórdia e amor daquele que nos comprou e nos lavou no seu próprio sangue, clamando os méritos e a justiça de Cristo, o Salvador, firmados na sua Palavra e aceitando o livre dom de seu amor e perdão.”

2ª DOUTRINA: BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

  A segunda doutrina da Igreja do Evangelho Quadrangular é o Batismo com Espírito Santo. Essa doutrina diz respeito a uma das coisas mais importantes para a vida espiritual e a fé de um cristão, o recebimento do poder prometido por Jesus, do Consolador que haveria de vir.

  O Batismo com Espírito Santo está relacionado com o batismo nas águas. Quando uma pessoa morre para o mundo, sepulta a sua natureza pecaminosa e ressurge para uma nova vida com Cristo. Quando esta é batizada com Espírito Santo simbolicamente estará mergulhando no “tanque das virtudes de Cristo”, ressurgindo para viver não mais pela natureza carnal, mas pela natureza espiritual.

  Em João 14:16 está escrito: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (Bíblia Sagrada, N.T.). Acreditamos que o Espírito Santo procede de Deus, mas é Jesus quem O faz vir até nós, fazendo com que todos os que crêem Nele sejam selados com poder do alto, a fim de glorificá-lo e exaltá-lo. Entretanto, tal poder só foi derramado após a ascensão de Jesus a fim de revestir os cristãos, pois estes não tinham poder para resistir ás ciladas de Satanás e para fortalecê-los á atenderem ao Seu “ide”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (72.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com