TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL II

Por:   •  25/4/2015  •  Bibliografia  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 2

CORPO DO ENSAIO

O estado atual da natureza e sua utilização tem sido tema de intensos estudos pelo mundo todo.

Os serviços ambientais são os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza e são produzidos pelas interações que ocorrem dentro do ecossistema. Muitos desses serviços são essencial para á sobrevivência do ser humano, e outros para o seu bem estar.

Estudos recentes da ONU (Organização das Nações Unidas) revelam que nos últimos 50 anos o homem modificou o ecossistema mais rápido e de forma tão intensa de que em qualquer outro intervalo de tempo da historia da humanidade e fez isso para suprir de forma rápida suas necessidades por alimento, água, combustível entre outros. Esta modificação acarreta uma crescente degradação ambiental e com isso tem afetado a sobrevivência do homem por conta de mau uso dos recursos naturais e o meio ambiente tem sofrido uma rápida degradação.

Neste estudo foram consideradas questões como: clima, desertificação e biodiversidade. Esse estudo descreve o preocupante estágio em que se encontram os recursos naturais utilizados pelos empreendimentos e pela sociedade, alertando que o mundo pode sofrer um colapso ambiental ainda este século. Porém, o mesmo estudo indica que ainda há possibilidade de mudanças quanto ao uso indiscriminado dos serviços ambientais.

O que se pode observar diante desses estudos é que nome do desenvolvimento, os recursos naturais encontram-se severamente ameaçados e a sobrevivência do homem está em estágio acelerado de degradação.

O custo total dessas perdas é de difícil mensuração, o que se pode dizer que é alto e continua a crescer, embora as novas tecnologias sejam capazes de prever tais processos, eles ainda são imprevisíveis e surgem em forma de novas epidemias, é necessário que se faça mudanças imediatas com o objetivo de satisfazer as necessidades humanas sem degradar tanto o meio ambiente.

Nunca se falou tanto em SUSTENTABILIDADE como nos dias atuais, porém esse conceito não deve ficar apenas nos papeis ou telejornais. Na realidade esse conceito deve promover de forma imediata a exploração de áreas ou uso de recursos planetários naturais de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre homem e natureza. Pode até parecer um conceito inviável, mas não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente é possível a aplicação de práticas sustentáveis e economicamente viáveis e em muitos casos até compensadora financeiramente.

CONCLUSÃO

Diante deste cenário há um grande desafio para a sociedade, governo e empresas. Que é o de atender as demandas necessárias de energia para o desenvolvimento e qualidade de vida, sem assumir o risco de intensificar ainda mais as catástrofes.

Para atingir este objetivo, alguns pontos fundamentais precisam ser pensados pela sociedade e governo como: diminuir a emissão de carbono, inserção social, reciclagem, reuso.

Todos devem assumir integralmente essa responsabilidade de apoiar e enfrentar as questões ambientais. Num mundo onde tudo é interligado, a economia depende de um meio ambiente em equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com