TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUDIÊNCIA DO PROGRAMA “TA NO AR: TV NA TV” ATRAVÉS DA AUTOCRITICA HUMORÍSTICA DA REDE GLOBO.

Por:   •  23/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O trabalho proposto pelo professor Pedro Vaz Perez na disciplina Metodologia de Pesquisa foi a análise do Projeto: FALEM MAL, MAS FALEM DE MIM: O humor na autocrítica como estratégia de audiência do programa “Ta no ar: a TV na TV” e a distribuição de pontos para cada tópico abordado.

ANÁLISE DOS TÓPICOS

OBJETO DE PESQUISA – 6 pontos / 10 pontos

O primeiro tópico analisado foi o Objeto de Pesquisa, que se define por aquilo que será problematizado e estudado no decorrer do trabalho. O objeto desse artigo visa analisar analisar a audiência do programa “Ta no ar: TV na TV” através da autocritica humorística da Rede Globo.

A nota dada ao objeto de pesquisa do trabalho foi 6 pontos, pois durante o decorrer do artigo o autor se desprende do objeto visando temas mais abrangentes e que fogem ao contexto proposto inicialmente e citado no titulo, que era a audiência do programa tratado em relação a autocrítica humorística da Rede Globo.

JUSTIFICATIVA -  5 pontos / 10 pontos

        A análise da justificativa se deu através da problematização do objeto de pesquisa, no qual visa explicar o porque do tema escolhido.

A nota dada para esse tópico foi de 5 pontos, devido a fuga e confusão a respeito do tema, o autor inverteu o valor dos assuntos, utilizando a Rede Globo como centro da pesquisa ao focar na visão da emissora para com o programa e não a audiência gerada pelos telespectadores. A justificativa também perde a linearidade ao fazer uma comparação do programa atual com a “TV Pirata”, sem fazer menção a respeito do seu significado ou o porque da comparação.

        Além de fugir do objeto de pesquisa, o autor não justifica em si o motivo da pesquisa, apenas cita breve e superficialmente o assunto.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA – 8,5 pontos / 20 pontos

A fundamentação teórica visa apresentar as referências nas quais a pesquisa irá se basear. O autor do trabalho utilizou de fundamentação teórica bibliografias que buscavam retratar toda a história da TV Brasileira, o que não faz jus a problematização do trabalho, pois o objeto de pesquisa é mais focada no programa em si e na relação da audiência com o humor autocrítico.

Outra bibliografia abordada foi a respeito dos meios de comunicação e sua relação com a sociedade, que também não se adequa ao objeto de pesquisa, pois o trabalho não aborda os meios gerais de comunicação mas sim o programa em si com suas características próprias.

Por fim o autor utilizou a bibliografia que retrata o comportamento do consumidor e também abordou a sátira como forma de consumo, entrando no tema proposto na problematização do artigo.

Diante disso a nota dada foi de 8,5 pontos.

METODOLOGIA – 5 pontos / 10 pontos

        Foi dada a nota de 5 pontos no quesito Metodologia pois o autor a partir da fundamentação teórica criou bases que não condizem com o tema do objeto de pesquisa do artigo, quando trata de analisar dados não pertencentes ao trabalho e nem citados na metodologia.

O autor se perde ao não abordar o tema audiência, como proposto, e sim por propor realizar uma pesquisa qualitativa em Poços de Caldas – MG visando como audiência apenas os moradores da cidade e como eles tratam sobre o assunto do humor autocritico na TV, algo que não havia sido citado até então.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com