TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Patrimônio Cultural Indígena

Por:   •  29/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

A cultura indígena é um objeto importante do patrimônio cultural brasileiro, pois os povos indígenas, foram de fato, os primeiros a povoar o território brasileiro. Na cultura brasileira, temos diversos traços indígenas, traços estes, enraizados nos indivíduos que variam de ações simples como deitar em redes, andar descalço e preparação de pratos, até ações mais complexas como o uso de plantas medicinais nativas do território brasileiro, crenças de folclore e influências na língua. Pode-se dizer que as primeiras influencias de arquitetura, cultura, e outros, foram dos povos indígenas.

Quando se fala no legado indígena, imediatamente vem em mente o momento em que os portugueses chegaram ao Brasil, pois os índios ensinaram os portugueses como viver com os frutos da natureza. Os índios habitavam as terras brasileiras muito antes dos portugueses chegarem ao Brasil.

Devemos ter em mente, a cultura indígena como um patrimônio histórico cultural imaterial brasileiro, devido à grande enorme influência que a mesma exerceu e ainda exerce sobre a cultura brasileira. Este patrimônio imaterial abrange as cerimônias, as danças, cantos, modos de preparo de alimentos, entre outros itens da cultura indígena.

A medicina é um dos principais campos de trabalho que se aproveitou de influencias indígenas para auxiliar na cura das pessoas, até hoje são utilizadas diversas plantas medicinais como medicamentos básicos para o ser humano, o curare utilizado como anestésico por exemplo. Vale ressaltar, que as ervas e chás de plantas medicinais ainda são crenças de cura bastante utilizadas pelo povo brasileiro, o chá de boldo por exemplo, é bastante utilizado quando as pessoas apresentam problemas de origem estomacal.

O alimento de origem indígena mais utilizado pelo povo brasileiro é a mandioca, em sua enorme variação de pratos. O caju e guaraná, também são exemplos de alimentos indígenas bastante conhecidos e consumidos pelo povo brasileiro. Frutas como o cupuaçu e açaí, que fazem parte da culinária típica do norte brasileiro, também são alimentos indígenas.

Quando falamos da influência indígena na língua, devemos ter em mente que ela sofreu uma forte influência do tupi-guarani, e é possível identificar isso facilmente nas palavras (caju, mandioca, tatu, etc.), também em nomes (Jacira, Tainá, Ubiratan), lugares conhecidos (Ibirapuera, onde ibira = árvore e puera = acontecimento passado) e cidades também (Apucarana, Piracicaba).

O artesanato de fibras, palhas, escamas de peixe, sementes, plantas e barro, que é bastante conhecido pelo mundo, também é de base cultural indígena, aperfeiçoado através dos tempos.

O folclore brasileiro, é marcado por diversos traços da cultura indígena, o curupira por exemplo, que protegia a caça a e natureza garantindo equilíbrio entre as necessidades do homem e a preservação do meio ambiente, com seus pés que tinham os calcanhares virados para trás para confundir caçadores e exploradores.

A cultura indígena, deixou enormes contribuições nos costumes brasileiros ao longo do tempo, e sempre permaneceu forte na cultura brasileira, por mais que o número de pessoas pertencentes a população indígena venha diminuindo cada vez mais, e em todos os aspectos, a mesma permanece. É importante aprender sobre a cultura indígena, pois assim se está aprendendo sobre as raízes e bases da cultura, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com