TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bebedice, embriaguez

Artigo: Bebedice, embriaguez. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Artigo  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

Bebedice, embriaguez

A condição de ficar embriagado devido à ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Beberrão é aquele que habitualmente toma demais bebidas fortes, a ponto de ficar embriagado.

As bebidas inebriantes das antigas terras bíblicas incluíam o vinho feito de uvas (De 32:14), e bebidas alcoólicas preparadas de outras frutas, tais como a romã (Cân 8:2), ou de cereais. (Is 1:22) O uso moderado do vinho e de outras bebidas fortes é aceitável a Jeová, que provê “vinho que alegra o coração do homem mortal”. — Sal 104:14, 15; veja CERVEJA; VINHO E BEBIDA FORTE.

Condenada na Bíblia. A ingestão de bebida forte ao ponto de embriaguez é fortemente censurada na Bíblia. O sábio escritor de Provérbios pinta um quadro vívido e cientificamente exato dos efeitos das bebidas alcoólicas tomadas em excesso. Ele avisa: “Quem tem ais? Quem tem apreensão? Quem tem contendas? Quem tem preocupação? Quem tem ferimentos sem razão alguma? Quem tem embaciamento dos olhos? Os que ficam muito tempo com o vinho, os que entram para descobrir vinho misturado. Não olhes para o vinho quando apresenta uma cor vermelha, quando está cintilando no copo [quando o vinho parece indevidamente atraente, cintilante], quando escorre suavemente [quando desce fácil demais pela garganta]. No seu fim morde igual a uma serpente e segrega veneno igual a uma víbora [pode deixar a pessoa fisicamente doente (por exemplo, provocando cirrose hepática) e mentalmente doente (causando o delirium-tremens), e pode realmente matar]. Teus próprios olhos verão coisas estranhas [o álcool atua sobre os centros de controle do cérebro, reprimindo-os; atitudes normalmente reprimidas vêm a lume; surgem alucinações; lapsos de memória são preenchidos por meio de a pessoa contar experiências fantásticas de modo mui plausível; a pessoa demonstra um comportamento desinibido] e teu próprio coração falará coisas perversas [pensamentos e desejos normalmente suprimidos serão expressos].” — Pr 23:29-33; Os 4:11; Mt 15:18, 19.

A experiência pessoal do bêbedo é descrita à medida que o escritor prossegue: “E hás de tornar-te como quem se deita no coração do mar [sentindo uma confusão como de alguém que se afoga, passando finalmente para a perda dos sentidos], sim, como quem se deita no topo de um mastro [assim como o balanço dum navio é máximo neste ponto, a vida do bêbedo corre perigo de sofrer um acidente, um derrame, uma briga, e assim por diante]. ‘Golpearam-me, mas não adoeci; surraram-me, mas eu não o sabia [diz o bêbedo, como que falando sozinho; era insensível ao que realmente se passava e ao castigo que tal experiência lhe infligia]. Quando é que acordarei? Eu o procurarei ainda mais [tem de dormir então até passarem os efeitos de ter bebido demais, mas está escravizado à bebida e aguarda a oportunidade de beber mais, quando puder].’” Ele se tornará pobre, por gastar quantias excessivas com bebidas alcoólicas e também por se tornar indigno de confiança e incapacitado para o trabalho. — Pr 23:20, 21, 34, 35.

Proibida na Congregação Cristã. O beberrão tende a ser turbulento ou rude, a fazer barulho sem restrições e a agir de modo ridículo, trazendo vitupério. (Pr 20:1; Sal 107:27; Is 19:14) Por conseguinte, a prática da bebedice não deve ser tolerada na congregação cristã. A atitude de Deus para com a bebedice é revelada na sua Lei dada a Israel. Um filho obstinado e rebelde, que fosse glutão e beberrão, devia ser apedrejado até a morte. (De 21:18-21) Similarmente, a Bíblia ordena que os beberrões impenitentes ou habituais sejam expulsos da congregação cristã. (1Co 5:11-13) “As obras da carne” incluem “bebedeiras, festanças”, coisas que as nações em geral praticam. O cristão, tendo-se purificado de tais práticas, mas que posteriormente volta a elas e se mostra impenitente, estará impedido de entrar no Reino de Deus. (1Co 6:9-11) Ele deve parar de gastar seu tempo fazendo a vontade das nações por empenhar-se em seus excessos com o vinho e em suas competições no beber. (1Pe 4:3) Tem de devotar-se a produzir os frutos do espírito de Deus. — Gál 5:19-24.

Exercer moderação e ser ajuizado, portanto, acham-se entre os requisitos para os superintendentes cristãos (1Ti 3:1-3; Tit 1:7); os servos ministeriais (1Ti 3:8); os homens e as mulheres idosos (Tit 2:2, 3); os homens e as mulheres jovens (Tit 2:4-8); os filhos (especialmente os dos superintendentes). — Tit 1:6.

Ao considerar a Refeição Noturna do Senhor, o apóstolo Paulo repreendeu os cristãos coríntios por certos abusos. Havia alguns que traziam seu próprio alimento e bebida ao lugar de reunião da congregação. Embora se excedessem no comer e no beber, negavam-se a compartilhar a sua abundância com seus irmãos necessitados e assim os envergonhavam. Portanto, ao chegar a ocasião para a observância da Refeição Noturna do Senhor, alguns não estavam em condições apropriadas para participar dela, por causa dos excessos, ao passo que outros estavam com fome. Por isso Paulo disse: “Um está com fome, mas outro está inebriado.” — 1Co 11:20-22.

Conforme mostrado na Lei, não é apropriado tomar bebidas alcoólicas pouco antes de empenhar-se num serviço religioso. Ordenou-se aos sacerdotes de Israel que não deviam beber vinho, nem bebida inebriante, quando se empenhavam em seus deveres oficiais, senão morreriam. — Le 10:8-11.

Por que conta a Bíblia que homens tais como Noé e Ló ficaram embriagados?

Na Bíblia se mencionam vários casos de embriaguez, quando tais incidentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com