TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME INVITTUS: ESPORTES COMO LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO LIÇÃO

Relatório de pesquisa: FILME INVITTUS: ESPORTES COMO LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO LIÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

FILME “INVICTUS”: ESPORTE COMO LIÇÃO DE LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO

HomeFilmesFilme “Invictus”: esporte como lição de liderança e motivação

Uma referência no modelo de liderança, o filme “Invictus” acompanha o período em que Nelson Mandela sai da prisão e torna-se presidente

Filme “Invictus”: esporte como lição de liderança e motivação - Crédito: Warner Bros

O filme “Invictus” aborda liderança, tolerância, coaching e como um esporte, no caso o rugby, conseguiu unir uma nação, a África do Sul. O país vivia o apartheid, um regime de segregação racial adotado por sucessivos governos, em que os direitos da grande maioria dos habitantes, negra, foram reprimidos pelo governo, formado por uma minoria de brancos.

Com a vitória de Nelson Mandela para presidente, muitas pessoas brancas, que trabalhavam para o antigo governo, viram seus cargos ameaçados pelo fato de o novo presidente ser negro, pensando em uma possível vingança.

Destaque: esporte

Na tentativa de diminuir a segregação racial no país, o rugby é utilizado para tentar amenizar as diferenças que separam negros e brancos. O time de rugby da África do Sul era um dos piores do mundo e todos os negros torciam contra ele, independentemente contra quem ele fosse jogar. Os brancos estavam revoltados com o fim da separação, e não se imaginavam vivendo em um mesmo espaço com os negros, e foi no esporte que Mandela conseguiu unir a nação.

Liderança

A narrativa mostra a maneira como o ex-presidente da África do Sul, após anos de separação, conseguiu unir um país separado socialmente e economicamente pela divergência racial. A sagacidade de Mandela em unir uma paixão nacional à política é destaque na longa. O esporte foi responsável por expressivas mudanças na sociedade sul-africana, tornando-a mais homogenia e quebrando barreiras estabelecidas por anos.

É interessante ver como o presidente Mandela leva o jovem capitão da equipe de rugby a refletir sobre o seu modelo de liderança no time. A motivação dos jogadores, que mantiveram o foco, foi decisivo para o que a equipe alcançasse o objetivo que era chegar à final da Copa do Mundo.

Aprendizado

Mandela uniu uma nação e deixou importantes ensinamentos que podemos agregar ao nossa maneira de agir nas atividades do cotidiano. Como mensagem final, o filme também traz outros pontos como:

– Estratégia;

– Lealdade;

– Espírito de equipe;

– Comprometimento;

– Gestão;

– Negociação.

Rugby no Brasil

O rugby estará nas Olimpíadas de 2016. A seleção brasileira feminina é destaque na América do Sul, diferentemente da masculina, que sistematicamente fica atrás de Argentina (destacadamente a melhor sulamericana), Chile

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com