TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História dos Esportes no Brasil

Por:   •  26/6/2020  •  Resenha  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

História dos Esportes no Brasil

LUIZ FRANCISCO CARVALHO ROSEMBAUM

Trabalho acadêmico apresentado no departamento de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina – UNIFAI como parte de requisito para avaliação da disciplina História da Educação Física do curso de Graduação Licenciatura em Educação Física sob orientação do Prof. Me. Marcelo Grespi Corradi

ADAMANTINA, JULHO DE 2020

Sumário

  1. Sumário…………………………………………………………………….1
  2. Introdução………………………………………………………………….2
  3. Referencial Teórico……………………………………………………….3 á 5
  4. Conclusão…………………………………………………………………..6
  5. Referências Bibliográficas……………………………………………....7

Introdução

        A história dos esportes no Brasil tem uma grande variação quanto às modalidades praticadas, desde os mais antigos como os esportes olímpicos até a revolução causada pela internet, inserindo os e-sports(esportes eletrônicos).Todos abrangem seus determinados públicos e tem seus ídolos.

Eles estão em nossa terra desde a chegada das nações para colonização e se mantém até hoje, cada um com sua determinada inspiração.

Referencial Teórico

        Estima-se que os primeiros esportes que chegaram no Brasil, são datados por volta de 1641, mais precisamente em Recife. Com a  chegada dos holandeses na região nordeste para o plantio e cultivo da cana-de-açúcar, o príncipe Maurício de Nassau, organizava torneios equestres, para usar de divertimento do povo holandês que estava no Brasil.

        Logo mais adiante no tempo, em 1837, foi criado um projeto para ensinar a crianças desamparadas esportes como:ginástica, natação, equitação e dança. Ainda no Rio de Janeiro, o esporte que vinha se consolidando era o remo, que vem para o Brasil devido ao sucesso na europa.

O esporte começa a ser visto como algo além de lazer, mas um estilo de vida, pessoas que tinham condições de treinar determinados esportes eram vistas como bem sucedidas, sendo considerado elitista, porém com as mudanças feitas, principalmente as defendidas por Ruy Barbosa, a Educação física começa a ser ensinada nas escolas, como uma forma de se igualar aos padrões europeus.

No início a maioria dos times de futebol que hoje conhecemos, era clubes de remo, como por exemplo o Flamengo, que na sua sigla se chama Clube de Regatas Flamengo.

        Apenas em 1894, com a vinda do inventor do futebol, Charles miller, o esporte começa a ser praticado pelas pessoas, havendo a criação da primeira equipe profissional de futebol no Brasil, o Sport Club Rio Grande, de Porto Alegre. Vendo que o futebol seria um esporte de sucesso no Brasil, vários “clubes” que tinham sua prioridade em esportes náuticos, passaram a se tornar clubes voltados ao futebol, como o já citado Flamengo, Botafogo e Vasco.

        No final do século XIX e início de XX, são trazidas as primeiras competições de natação, basquete e esgrima, esportes esses que teriam grandes sucesso no país todo. Um dos clubes de maior sucesso nos tempos passados, foi a Associação Atlética Mackenzie College de São Paulo, que detinha grandes desempenhos no basquete, na natação e até mesmo chegou a participar das primeiras edições do campeonato paulista de futebol.

        Conforme se passam as primeiras décadas do século XX, vão surgindo os primeiros ídolos dos esportes brasileiros, como Leônidas da Silva do futebol e Guilherme Paraense do tiro esportivo. Mas pode se dizer com toda certeza que o primeiro grande ídolo dos esportes é João do Pulo, do atletismo, sendo um dos primeiros atletas brasileiros a ganhar medalhas de ouro olímpicas e fazendo com que o Brasil começasse a ganhar respeito no âmbito internacional.

        Com a chegada da ditadura de 1964, o estilo adotado para o esporte, era de que para ser respeitado e mostrar que o estilo de governo adotado estava funcionando, era necessário a produção em massa de super atletas para representar o país. E isso era mais inflamado por causa de realmente o Brasil conseguiam conquistas, como o tricampeonato da copa do mundo de 1970, no auge da pior fase da ditadura. Um episódio curioso dessa época é que antes da copa, o treinador do Brasil era João Carlos Saldanha, que era extremamente contra o “governo” instaurado no país, após um pronunciamento contra o então presidente Médici, Saldanha foi cortado da seleção pouco tempo antes do início da copa,  por ser considerado contra o governo, com isso quem assumiu foi Jorge Mario Lobo Zagallo, levando o Brasil ao tri.  Neste mesmo período tem a criação do campeonato brasileiro(Brasileirão), que foi uma forma também de propagar a “eficiência” do governo, existia até uma piada, "onde a Arena vai mal", mais um time no nacional. Arena no caso era o partido da época, pois havia campeonatos com até 80 times de todo o Brasil.

        Porém governo e esporte foram andando em linhas opostas, enquanto o governo militar-ditatorial ia chegando ao fim trazendo esperança para o população, os esportes ia contra, tendo resultados pífios nas competições. Uma da grandes situações que mostrou a insatisfação do povo com o governo, foi a democracia corinthiana, liderada por jogadores como Casagrande e Sócrates, eles eram totalmente contra o regime imposto pelo governo e faziam de tudo para mostrar a ineficácia feitas pelo mesmo com os direitos do povo. Este movimento ficou marcado tanto pelo seu simbolismo contra o governo, mas também pelo time que apoiava, reforçando mais ainda o status do Corinthians, como um time do povo.

        Após um período fraco em relação a conquistas esportivas, uma chama volta a acender os corações brasileiros, num esporte onde já tínhamos certa fama, mas que nunca tivemos um astro. Surgia então no automobilismo, mais precisamente na Fórmula 1, um dos maiores ídolos da modernidade brasileira, Ayrton Senna. Ele com seu Tricampeonato, fez com que após muito tempo, o Brasil voltasse a ter um líder esportista. Porém, infelizmente, Ayrton teve sua carreira abreviada, devido a um fatal acidente que tirou sua vida, no dia 1 de maio, pela corrida válida pelo circuito de San Marino em Ímola na Itália, acabou se chocando contra uma das paredes de proteção da pista. O Brasil perdia ali, seu grande ídolo, que vinha para tapar o buraco deixado no coração dos brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (44 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com