TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e valores de texto

Resenha: Leitura e valores de texto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Resenha  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura e os sentidos do texto

A leitura é uma atividade de captação de ideias onde o autor coloca suas ideias e o leitor as recebe. Para o recebimento e compreensão dessas ideias, élevado sempre em conta o conhecimento e experiências do leitor, por isso seu sentido está totalmente ligado a quem e de qual maneira está sendo lido, cada indivíduo retira do texto uma mensageme sentido próprio.

Ela é uma atividade de produção de sentido, o leitor precisa estar bem atento para entender este sentido, elaborando estratégias de leitura, exemplo, seleção, antecipação,inferência e ou verificação. Os sentidos que são dados para um determinado texto surgem com o interesse do leitor em lê-lo, pelo seu título e depois pelo corpo do texto. Por exemplo, aolermos um determinado título, “A Bela Adormecida”, um leitor iniciante começará um processo de imaginação no qual fará várias perguntas a si mesmo: - A personagem é bela? ...e/ou... porque ela estáadormecida? Várias perguntas surgirão apenas com o título do texto e ao começar a leitura já iniciamos com interpretações, hipóteses, previsões e até mesmo conclusões sobre o final dahistória até chegarmos a etapa de verificação, após o término da mesma ou na medida que vão surgindo os fatos. Um texto sempre tem um sentido, trazendo algum conhecimento, seja para informação,diversão, etc. Isso acontece indiferentemente da forma que é escrito, dissertação, narrativa etc. Estes sentidos surgem com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na suaforma de organização de um vasto conjunto de saberes.

A leitura é muito importante para qualquer indivíduo. Ela ajuda na fala, escrita e comunicação geral. Com ela podemos romper barreiras,conhecer outras religiões, crenças e costumes, aprimorar nosso conhecimento linguístico e cultural; nos leva ao mundo da realidade e outras vezes ao um mundo de fantasia, um mundo imaginário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com