TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instalações Raios X

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.039 Palavras (9 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 9

 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

CENTRO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO UPF

UNIDADE DE ENSINO DE PASSO FUNDO

CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA

ANA PAULA SIQUEIRA KURTZ

SINDROME DO TÚNEL DO CARPO

PASSO FUNDO

2018

ANA PAULA SIQUEIRA KURTZ

SINDROME DO TÚNEL DO CARPO

Trabalho Final apresentado ao Curso de Técnico em Radiologia do Centro de Ensino Médio Integrado UPF, da Fundação Universidade de Passo Fundo, como requisito parcial para a obtenção do Título de Técnico em Radiologia, sob a orientação da professora Esp. Enfermeira e Técnica em Radiologia Paula Fernanda Bortolini

PASSO FUNDO

2018

DEDICATÓRIA

AGRADECIMENTOS

RESUMO

PALAVRAS CHAVE: Síndrome do túnel do carpo. Diagnóstico.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................... 6
  2. SINDROME DO TÚNEL DO CARPO........................................................ 7
  1. Anatomia dos ossos do antebraço................................................................ 7

2.1.1 Ossos do punho........................................................................................ 8

2.1.2 Ossos da mão........................................................................................... 9

2.1.3 Articulação do punho e da mão................................................................ 10

2.1.4 Artérias................................................................................................... 11

2.1.5 Nervo mediano......................................................................................... 11

1 INTRODUÇÃO

-

        

2 SINDROME DO TUNEL DO CARPO

        No capítulo a seguir será descrito a anatomia do antebraço, punho e das mãos contando com ossos e músculos envolvidos. E em específico abordamos a síndrome do túnel do carpo com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre seu prognóstico, seus sinais prévios, sintomatologia, métodos de diagnósticos e possíveis formas de tratamento que o paciente deverá seguir.

2.1 Anatomia dos ossos do antebraço

Encontramos no antebraço dois ossos chamados de ulna e rádio que são interligados através de uma membrana interóssea. Classificados como ossos longos, eles são localizados um ao lado do outro, o rádio na região medial do nosso corpo e a ulna na região lateral, conforme a posição anatômica. Possuem duas epífises e uma diáfise. No caso do rádio, sua epífise proximal está ligada com o capítulo do úmero, sua diáfise é o corpo do osso e na epífise distal encontramos o processo estiloide, qual está diretamente ligado com os ossos do carpo. Nos movimentos de pronação e supinação é possível sentir através da palpação a cabeça do rádio. (BONTRAGER, 2015 p.372)

A ulna é o maior dos ossos do antebraço, está localizada na região distal e é articulada com a trócleia do úmero, proximalmente e distalmente somente com o rádio, não entrando em contato com os ossos do carpo. Na epífise proximal possui a incisura troclear, o processo olecraniano, o processo coronóide e a incisura radial. A incisura troclear é articulada com o úmero e está envolvida com a formação do movimento de flexão e extensão do cotovelo. O rádio se articula com a ulna através da incisura radial, formando assim a articulação que chamamos de radioulnar proximal. A articulação radioulnar proximal com a articulação radioulnar distal permitem o movimento de rotação do antebraço durante a pronação.

Figura 1: Anatomia ossos antebraço

[pic 1]

        

Fonte: Bontrager, 2015.

2.1.1 Ossos do punho

Considerados ossos curtos o punho é constituído por duas fileiras de ossos, distal e proximal denominados como ossos do carpo. A primeira fileira (proximal) compõe-se através dos ossos chamados de escafoide, semilunar, piramidal e pisiforme. A segunda fileira (distal) compõe-se através dos ossos chamados de trapézio, trapezoide, capitato e hamato, cada osso com seu formato e estrutura diferenciada.

Figura 3: Anatomia do punho

[pic 2]

Fonte: Bontrager, 2015.

2.1.2 Ossos da mão

A formação dos ossos da mão são denominados de metacarpos e falanges. Os metacarpos são formados por cinco ossos metacarpianos a partir da parte proximal do rádio e apresentam quatorze falanges, do 2° ao 5° dedo são compostas e divididas em três partes: falange proximal, falange media e falange distal e no primeiro dedo dividido em duas: falange proximal e distal. As falanges apresentam base, corpo do osso e cabeça que se articula-se com as falanges proximais e são de forma concova em sentido a palma da mão. (DANGELO & FATTINI, 2011 p. 314)

Figura 2: Região anatômica do antebraço, punho e mão

[pic 3]

Fonte: <www.fisioterapiaparatodos.com/p/dor-osso/fratura-cominutiva/fratura-do-escafoide/>

2.1.3 Articulações do punho e mão

Grande parte do nosso corpo é composta por articulações sinoviais, as superfícies ósseas são cobertas por uma cartilagem e possuem ligamentos que são revestidos por uma membrana sinovial. O punho é formado pelas articulações radio ulnar distal e radio cárpica. Classificamos o movimento das articulações do punho como biaxial, que possibilita realizar movimentos como flexão e extensão, abdução e adução, móvel. Entre a incisura ulnar da extremidade inferior do rádio e a cabeça da ulna, está localizada a articulação rádioulnar distal, que são unidas pela capsula articular e pelo disco articular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (275.5 Kb)   docx (387.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com