TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Redação Simulado

Por:   •  21/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Cotas significam “reserva de vagas; ação afirmativa do governo brasileiro que tem o objetivo de reservar um número específico de vagas em universidades públicas, para certos grupos, como: negros, índios, deficientes, estudantes de escola pública e de baixa renda”. entretanto as cotas foram criadas pela presidente Dilma Rousseff no ano de 2012, pela lei sancionada de numero 12.711, a qual impõe que 50% das vagas em universidades publicas sejam destinadas a estudantes, que não passaram pelo ensino particular durante o colégio. Desse modo as cotas são um sistema alternativo, em defesas dos menos favorecidos, todavia é um sistema com uma solução temporária para problemas maiores, tal como a diferença social entre os concorrentes de ensino privado e publico, além disso a o descaso do governo para com a estrutura de ensino publico primário.

As redes publicas de ensino perdem e muito comparada as privadas, a maior prova disso foi esse ano de 2020, onde os alunos de escolas publicas estão sem aula desde o inicio da pandemia, já que boa parte dos alunos nao possuem se quer internet ou muito menos computadores em casa, já do outro lado do muro temos alunos de escolas privadas que estão tendo aula EAD tal como plantões de duvidas online etc, ambos os grupos estão sendo preparados para a mesma prova, o Enem. Enquanto houver essa discrepância social entre as escolas, as cotas serão sem duvida o meio alternativo mais consistente e útil que teremos.

A dificuldade de acesso ao ensino público superior dos alunos de escolas públicas se deve então a um ensino básico e médio de má qualidade, à grande falta de vagas nas faculdades e nas universidades públicas em todo o País e a difícil realidade de vida que acometem muitos estudantes que frequentam a escola pública. A falta de vagas nas instituições públicas é a consequência de um Estado que não é capaz de criar e manter vagas necessárias para todos terem acesso à escolarização a nível superior, fato esse que torna o próprio Estado descumpridor da lei e da constituição, uma vez que esta assegura o acesso à educação em todos os níveis.

Diante do exposto, é imprescindível, portanto, que o ensino básico publico tenha condição de competir com o privado. O governo deve investir nas escolas, no ensino básico. Um país sem educação base é um país subdesenvolvido em todos os aspectos, logo torna-se necessário o investimento em professores de rede publica, em atividades extra curriculares, em materiais de estudos semelhantes aos de escolas privadas, e ate se for necessário implementar horas extras de aula durante a semana, a sociedade também deve apoiar o ensino desde as classes econômicas mais baixas, deixando de contratar menores de idade, ou ate mesmo crianças da família, para que assim elas tenham seu tempo dedicado ao estudo, como toda criança deveria ter. Dessa forma as cotas deixarão de ser necessárias e com isso teremos um país mais evoluído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com