TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO DE UM NOVO PRODUTO

Seminário: INTRODUÇÃO DE UM NOVO PRODUTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Seminário  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

1) De acordo com o texto, elabore as nove etapas da "INTRODUÇÃO DE UM NOVO PRODUTO", que poderiam ser utilizadas para a reestruturação do produto e marca. Cite e explique cada uma delas.

Resposta:

Geração de idéia – uma empresa ao lançar um produto no mercado deve analisar a atual demanda dos consumidores, seja através de pesquisa de mercado, seja por análise interna de vendas e estoque. A adesão de um novo produto ao portfólio deve passar por processo como, por exemplo, brainstorming.

Especificações – observa-se ao longo do tempo o sucesso que as sandálias havaianas tiveram e conclui-se que as características do produto, o material utilizado, o design, foram variáveis escolhidas designadamente para atender um maior público alvo. O material utilizado, a posterior disponibilidade de multicores, permitiu que o produto não fosse atrelado a um único público.

Seleção de produto – com a campanha de Marketing no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, a Alpargatas, em parceria com a empresa escolhida para confecção da peça, criaram uma frase chave para o sucesso das havaianas: “Todo mundo usa”. O produto vem sendo desde então objeto de desejo de todas as classes sociais, cobrindo ao desejo e a necessidade de todas as faixas de precificação.

Projeto preliminar – o produto ao ser lançado alcançava ao público de menor renda, não só pelo preço de lançamento, mas também pelo design, algo que as classes de melhor poder aquisitivo entendiam como inferior. A empresa projetou um produto para todos, mas teve que adequar a imagem para torna-lo atrativo.

Construção do protótipo – o modelo, ou os modelos que podem servir de referência para a criação e lançamento de um produto vem principalmente de pesquisa mercadológica e um olhar atento ao que o mercado já oferece.

Testes – o produto deve passar por análise ergonômica, não só de estilo. Um produto que envolve adequação a parte do corpo humano deve ser testado em todas as suas funcionalidades.

Projeto final – a aprovação do projeto final deve ser uma decisão em conjunto de vários departamentos, a citar, MKT, vendas, financeiro, produção e executivo.

Introdução – cabe a empresa montar a melhor estratégia de introdução do produto no mercado, analisando o calendário da moda (neste caso específico), questões climáticas (lançamento de sandálias no inverno?), indicadores macroeconômicos, entre muitos outros.

Avaliação – o produto deu certo? Cumpriu o que o mercado exige de um produto de qualidade? As vendas refletem o planejamento estratégico? É lucrativo? Após o lançamento, o acompanhamento deve ser minucioso para correção de falhas e registro daquilo que deu certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com