TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão de alunos com deficiência no sistema de educação regular

Pesquisas Acadêmicas: Inclusão de alunos com deficiência no sistema de educação regular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 9

Inclusão Escolar

A inclusão de estudantes com deficiência no sistema regular de ensino está baseada na educação para todos. Ao pensar como realizar da melhor maneira as práticas inclusivas para essas pessoas, de forma a desenvolver suas potencialidades, buscando também a qualidade de ensino para todos os estudantes, independentemente de terem ou não deficiência.

As salas de aula podem tornar-se comunidades de apoio mutuo se os professores promoverem o respeito pelas diferenças e oportunidades diversificadas para os estudantes enxergarem uns aos outros de muitas maneiras. Através da convivência com alunos com diferentes potencialidades e limitações, os estudantes tem oportunidade de aprender mais coisas do que o currículo formal pode ensinar. As amizades conquistadas pelo alunos em um ambiente inclusivo podem auxiliá-la a se sentirem realmente membros de suas comunidades e a terem oportunidade de aprender o respeito, o interesse e o apoio mútuo em uma sala inclusiva, ao mesmo tempo em que aprendam habilidades acadêmicas. Desta forma todo os alunos compreenderiam a diversidade um uma comunidade, propiciando a construção de comunidades seguras e protetoras que evitam a exclusão pelo isolamento de indivíduos ou grupos.

A inclusão não é uma tarefa fácil, mas possível, não existe receitas acabadas, mesmo porque cada educando é único, assim como são únicas as diferentes situações de aprendizagem. O decente aprende a reconhecer o valor e a importância do trabalho colaborativo e da troca de experiências com seus colegas professores, os quais podem contribuir de forma sistemática sobre novas formas de ensinar, de lidar com velhos problemas e de se desenvolver profissionalmente.

São importantes os estudos e ações que enfoquem a educação e as necessidades educacionais dos estudantes, bem como informações à comunidade escolar sobre as deficiências e a busca de estratégias que propiciem o aprendizado e o pleno alcance da potencialidade dos alunos, através da parceria entre escola regular e especial, e debates envolvendo todos através do processo educativo: educadores, funcionários da escola, alunos e seus familiares. Este processo não é fácil, mas é necessário e urgente, sobretudo em uma época que nos desafia a ampliar a prática de uma educação que atenda verdadeiramente a todos os alunos.

Nome do Projeto: Autismo e Identidade, trabalhar a Inclusão em sala de aula.

Público-alvo: 2º ano do ensino fundamental.

Justificativa/ fundamentação teórica: Será desenvolvido pelos educandos que passará por conhecimentos de interação com sua comunidade escolar, familiar e sociedade.Por meio deste projeto, todos irão sentir a necessidade de proporcionar aos educandos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das diferenças do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico.

Objetivos Gerais: Assegurar integração do aluno na sala de aula, na escola e posteriormente no meio social, respeitando suas necessidades educacionais e sociais. Sensibilizar os alunos, em classe, para um novo olhar sobre “as diferenças”, resgatando a cidadania e a inclusão da diversidade.

Objetivos Específicos: • Levar as crianças a compreender que seus colegas de classe, com ou sem deficiência, tem habilidades e dificuldades. Desfazer preconceitos em relação às crianças com algum tipo de deficiência, mostrando que elas fazem atividades semelhantes às outras crianças no seu dia-a-dia e vivenciam as mesmas situações cotidianas que as demais.Conhecer mais os colegas de classe para aprender a ser e a conviver de forma inclusiva, reconhecendo que cada pessoa tem sua própria identidade, o que não significa ser “nem pior, nem melhor”.

Cronograma: O Projeto será desenvolvido nas primeiras semanas do início das aulas com duração de 01 semana de 01:30 hora/aula.

Desenvolvimento/ Ações: Na primeira reunião de pais, será solicitado a colaboração de todos para que conversem com seus filhos a respeito de ter um colega de classe Autista, orientado seus filhos a ter uma boa convivência e respeito com as diferenças de cada um.

Em sala de aula:

1- Trabalhar a própria identidade. Visualizar a própria imagem no espelho. Distribuir uma folha de papel sulfite para que todas as crianças fazer o desenho de sua própria imagem e colocar seu próprio nome. Trabalhar com massinha de modelagem, distribuindo aos alunos e também façam a sua própria imagem. Preparar um cartaz com flores e pétalas, cada criança receberá uma pétala, escreverá o nome e fará a colagem no cartaz.

2- Provocar discussão em sala de aula: O que é ser especial? Você conhece alguém especial? Quais as dificuldades que uma pessoa especial enfrenta?

Leitura de literatura infanto-juvenil "Nico", autora Amanda Strausz - editora Larousse.

Zuzu adora seu amigo Nico, mas a turma toda fica zoando dele. Só porque ele é diferente...

Tudo que ela queria é saber por que o Nico é desse jeito. Ela saiu perguntando para todo mundo e percebeu que Nico não era tão diferente assim...

- Após a leitura, interpretação e comentários. Fazer o autorretrato para comparações. Explorar a diversidade racial: índio, negro, branco. Conclusões em forma de expressão oral.Ex.( Toda criança tem direito à igualdade, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, religião, nacionalidade,etc. ).

3 - Após a leitura do livro “Balançando Sonhos”, interpretação e comentários.

do autor: Salvador Barletta Nery - Editora do Brasil.

Balançando Sonhos retrata de forma poética a questão do excepcional. O autor desvenda o misterioso mundo de seu irmão que, no balanço da goiabeira, alegra a vida da família com sua silenciosa e especial presença.

- Discussão sobre o conhecimento da linguagem de sinais. Conhecendo o alfabeto da Língua de Sinais- “LIBRAS”. Representar através da língua de sinais: as vogais e consoantes. Construção e sinônimos das palavras: amor, paz, união, diferença. Conclusões. Sentimentos diversos: Distribuir aos alunos sulfites para que desenhem como expressar os sentimentos. (triste, alegre, com raiva, com dúvida, etc..).

4- O professor fará um resumo do Livro: Eu Falo Sim - Autora Silmara Pascalha Casadei e Vera Lúcia Mendes Bailão. - Gênero Literatura: Infantil.

Uma criança numa escola pode comunicar-se com os colegas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com