TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Sobre Evasão

Por:   •  5/3/2020  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

O número de crianças e jovens fora da escola, tem preocupado de forma significativa a questão do futuro de nossos brasileiros. Muitos alunos, tem como grandes fatores de evasão a sua condição financeira, a distância entre a residência e a escola, principalmente nas zonas rurais e carentes, além da discriminação por serem ou estarem envolvidos em atos ilícitos passíveis de punição e pena. Muitas vezes, o fato dos pais terem que trabalhar o dia todo para conseguir manter em dia suas contas, eles acabam também deixando de lado o acompanhamento da vida escolar dos seus filhos.

Mas uma das principais causas da evasão escolar é o desinteresse dos alunos, principalmente dos que se sentem discriminados por já terem algum tipo de conflito com a lei. Aí que entra o papel fundamental da escola nessa captação, onde as instituições deverão zelar para que estes jovens não sofram constrangimentos e possam recomeçar de uma forma segura, sem sofrer preconceitos.

A negativa inicial por parte dos gestores para aceitação é comum, pois muitos utilizam do argumento que ninguém quer um marginal na sala de aula. Mas esta volta à sala de aula é uma das ações mais eficazes para ao mesmo tempo que se utilizar da educação, se possa reintegrar este aluno à sociedade. Daí a importância do bom acolhimento por parte do diretor, dos professores e dos colegas. Dentre os maiores desafios, evitar que o jovem seja exposto a situações constrangedoras ou que desencadeiem algum tipo de preconceito é um dos primordiais. Logo, seria o primeiro passo que o gestor deveria oferecer a ele seria o mesmo acolhimento dispensado aos demais alunos, mas infelizmente, muitas vezes, não é isso o que acontece. O respeito dos colegas de turma, e a confiança com a equipe gestora coloca este jovem em sintonia com o espaço e ele passará a se sentir confortável para esta reinserção, embora muitas vezes este próprio jovem conte sobre sua situação a todos, de forma que a discriminação aconteça.

A partir daí vem o desinteresse. O aluno critica o sistema, os profissionais desacreditam e o número de evasão destes jovens cresce, e infelizmente, nada é feito para se mudar. Esse jovem passa a ser classificado com uma baixa qualificação perante outros concorrentes formados, o que afeta a economia do país e contribui de forma significativa para a desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com