TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODO INDICATIVO

Seminário: MODO INDICATIVO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Seminário  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

•MODO INDICATIVO: O verbo expressa uma ação que provavelmente acontecerá, uma certeza, trabalhando com reais possibilidades de concretização da ação verbal ou com a certeza comprovada da realização daquela ação.

O pretérito mais que perfeito simples é formado a partir da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, eliminando-se a terminação -am e adicionando o sufixo adequado.

Exemplo: Verbo falar

Eu falara

Tu falaras

Ele falara

Nós Faláramos

Vós Faláreis

Eles falaram

O pretérito mais que perfeito simples é usado:

Para falar de ação pretérita concluida antes de outra ação do passado ter se iniciado: Quando o noivo apareceu, a noiva já chegara na igreja.

OBS: Com forte presença em textos escritos formais, o pretérito mais que perfeito simples é raramente utilizado na linguagem oral, em que predomina a forma composta.

O pretérito mais que perfeito composto forma-se com o verbo auxiliar "ter" (ou "haver" na linguagem formal) no pretérito imperfeito seguido do particípio passado do verbo principal. Ex: Nós tinhamos telefonado.

OBS:Temos formação de tempo composto, que se caracteriza por trazer: “haver + particípio” (só em algumas formações) ou “ter + particípio” (em todas as formações existentes).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com