TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia organizacional

Tese: Psicologia organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Tese  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1

1) No que implica a ação da Psicologia Organizacional? E qual a contribuição para o Administrador?

Essas regras dadas as pessoas, a organização do trabalho e as formas de liderar tem como objetivo mostrar as contribuições da psicologia que é de extrema importância, pois proporciona o comportamento humanos nas organizações e criar condições para o desenvolvimento humano.

2) Quais sãos as três grandes áreas de preocupações da Psicologia Organizacional? Descrever cada uma delas.

• Trabalho: Pois este é o foco principal de preocupação da Psicologia Organizacional Pois pelo trabalho o homem produz seus objetos e ao mesmo tempo realiza trocas sociais e está presente em todos os momentos na vida das pessoas, realização pessoal e assim o trabalho cumpre muitas funções na vida das pessoas pois é o meio de sobrevivência.

• Organização: Para Manter a organização no ambiente de trabalho é muito importante para qualquer profissional que queira ter mais produtividade e qualidade, pois garante às pessoas melhores condições de vida e facilidade no dia-a-dia, além do conforto e limpeza. A partir dessa “limpeza” faz-se uma organização de tudo que é realmente necessário e usado constantemente. Todos os objetos devem ter o seu devido lugar e sempre que forem utilizados devem voltar para o local original. Assim, cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização.

• Gestão de pessoas: esta área da Psicologia Organizacional preocupa pela qual uma organização se contribui para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. Pois o objetivo da Ação da Psicologia é oferecer contribuições ao administrador para promover e assegurar um ambiente saudável.

3) Dê pelo menos 5 exemplos de aplicação da Psicologia nas organizações e fale sobre cada um deles.

• Processos de Treinamento: Os processos de treinamento são: palestras seminários, cursos, estágios, programas de atividades monitoradas e dinâmica em grupos.

• Eficácia de liderança e tomada de decisão: As atividades são os programas de identificação e desenvolvimento de lideranças e os treinamentos com o foco no conhecimento das estratégias de tomadas de decisão.

• Avaliação de desempenho: os planejamentos de trabalho, os planejamentos de carreira, reestruturação de cargos e salários e redistribuição de funções.

• Planejamento do trabalho: Os problemas de saúde mental e psicossomáticos, as lesões por esforços repetitivos e os acidentes de trabalho.

• Programas de mudança comportamental: Podemos destacar como exemplos de mudanças comportamental os programas de modelagens para conseguir hábitos de vida saudáveis e os programas de enfrentamento da drogadição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com