TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA ÁREA DE DISPOSIÇÃO INADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ALCÂNTARA

Por:   •  13/3/2021  •  Artigo  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 8

CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA ÁREA DE DISPOSIÇÃO INADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM ALCÂNTARA – MA

Samuel Soares Pimenta

Ana Carolina Soares Pimenta

Jessyca Nathyele Araújo Lemos

Thayllon Vinicius Garcia Coelho

Jéssica Diniz Rodrigues

Kellem Neres Amorim

Daiane Silva Costa

Ana Maria Campos Diniz

Thaylla Costa Dias

RESUMO

O objetivo desse trabalho foi caracteriza a área de disposição de resíduos sólidos no lixão do pavão. Com essa caracterização podemos visar que a poluição nessa área está bastante abundante e também passa a mostrar a população de Alcântara, que a disposição de resíduos sólidos nessa área está cada vez mais agravando o meio ambiente, prejudicando a vida dos animais silvestres, poluindo o solo que é caracterizado pode laterita e prejudicando a própria saúde humana.

Palavras – chaves: Pavão, Alcântara, Resíduos Sólidos, Impacto Ambiental, Poluição.

1. INTRODUÇÃO

Um dos mais graves problemas ambientais, decorrentes do processo de urbanização, é a ausência ou precariedade nos serviços de saneamento básico, que provocam inúmeros impactos ambientais, tais como a disposição inadequada de resíduos sólidos, gerando aterros controlados e lixões (vazadouros a céu aberto). Observa-se assim, que a disposição final inadequada destes resíduos constitui problemas sanitário, econômico e principalmente estético nas cidades brasileiras (BRASIL, 2006).

De acordo com a NBR10004/04 resíduos sólidos são resíduos no estado sólido ou semissólido, resultam de atividade de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola de serviços e de variação. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistema de tratamento de água, aqueles gerados em equipamento e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidade tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpo de água ou exigiam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis em face à tecnologia disponível.

INSERIR PARÁGRAFO A RESPEITO DO SOBRE CARACTERIZAM AMBIENTAL

A disposição inadequada de resíduos sólidos pode provocar a degradação do meio ambiente, a contaminação de mananciais e do solo. Assim sendo, observa-se a importância de estudos para o tratamento e disposição final e correta do lodo.

INSERIR PARÁGRAFO A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DESTA PESQUISA

Portanto, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a área, local de disposição inadequada de resíduos sólidos, na comunidade Pavão em Alcântara – MA afim de compreender os aspectos ambientais relevantes da área e sensibilizar a comunidade a respeito de destinação final ambientalmente correta dos resíduos sólidos, no município de Alcântara.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A produção de lixo nas cidades brasileiras é um fenômeno inevitável que ocorre diariamente em quantidades e composições que variam em função de sua população e seus diferentes extratos sociais, economia e grau de urbanização (PRANDINI et al.,1995).

Os resíduos sólidos urbanos (RSU) se caracterizam como importantes agentes causadores de degradação do ambiente urbana e natural e constituem – se meios para o desenvolvimento e proliferação de vetores que transmitem doenças infecciosas (FILHO; SOBREIRA, 2007).

A geração de resíduos é atualmente um dos maiores problemas enfrentados pela civilização moderna. A falta de locais para sua disposição e técnicas que apresentam valores cada vez mais elevados para seu tratamento são cada vez mais difíceis de serem implantados (BARREIRA, 2005).

“... a gestão dos resíduos sólidos não tem merecido a atenção necessária por parte do poder público. Com isso compromete – se cada vez mais a já combalida saúde da população, bem como degradam – se os recursos naturais, especialmente o solo e os mananciais hídricos.” (MONTEIRO et al, 2001).

Os resíduos lançados em lixões a céu aberto acarretam geração de gases que causam odores desagradáveis, intensificação do efeito estufa e, principalmente, poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas pelo chorume produzido pela decomposição da matéria orgânica (LANZA et al.,2010)

São 241.614 toneladas de resíduos sólidos urbanos produzidos diariamente no Brasil, onde cerca de 90.000 toneladas por dia é de resíduos sólidos domésticos (algo em torno de 32 milhões de toneladas por ano) dispostos, a maioria, a céu aberto (PRANDINI et al.,1995). A disposição final e o tratamento dos resíduos sólidos no Brasil, conforme Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (1991), era: 76% em céu aberto (lixão); 13% aterro controlado (lixão controlado); 10% aterro sanitário; 0,9% usina de compostagem; 0,1% usina de incineração.

3. METODOLOGIA

3.1 Descrição da área de estudo

Foi realizada uma visita em in loco ao lixão no dia 08/05/18 ás 14h:50min aproximadamente 27 km do centro cidade, tendo as seguintes coordenadas de 2° 22' 2. 43” Latitude Sul e 44° 34' 52. 74” Longitude Oeste. Está localizado na Mesorregião do Norte Maranhense, particularmente na microrregião do litoral ocidental maranhense, na Bacia de Pericumã. Possuindo 21.851 hab., com uma área territorial de 1.457,916 km², e densidade demográfica de 14,70 hab./km² (IBGE, 2010).

Foi realizado registros fotográficos do lixão, onde percebeu – se a presença de alguns animais (tais como: cachorros, gatos, urubus, etc), vegetação (Carnaúba, Mamoeiro, Mamona, Babaçu, Banana e Amendoeira), o tipo de solo é a Laterita, e o lixão encontra – se perto de uma Área de Preservação Permanente (Brejo).

[pic 1]

Figura 1 – Mapa de localização da área de disposição inadequada de resíduos sólidos em Alcântara – MA.

3.2. Material e Métodos

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

        O lixão do Pavão está inserido na área da bacia hidrográfica do rio Salgado, conforme figura 1. Ocupa uma área XXX m2, onde se observa a disposição inadequada de resíduos sólidos diversos, tais como: plásticos, papelão, vidro, tecidos, ferro, metais, animais em decomposição, resto de madeiras, restos orgânicos e etc (figura 3a, 3b e 3c), provenientes da coleta pública realizada, na sede de Alcântara. Foi observada que o local do lixão está muito próxima de uma área de manancial e fundo de vale (figura 3c).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (783.2 Kb)   docx (598.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com