TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  30/12/2018  •  Bibliografia  •  3.215 Palavras (13 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 13

GLOSSÁRIO – GESTÃO ESTRATÉGICA

- Abordagem cognitiva:

Conceito definido por Mintzberg que indica a influência de dentro para fora da organização, por meio da interpretação dos gestores.Fonte:LOBATO, Davi Menezes et al. Gestão estratégica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012 (adaptado).

- Abordagem da escolha estratégica ou técnica:

Conceito definido por Mintzberg que indica a escolha intencional e racional das estratégias, sofrendo influência de fora para dentro da organização.Fonte:LOBATO, Davi Menezes et al. Gestão estratégica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

- Abordagem institucional:

Conceito definido por Mintzberg que mostra como a empresa interage com o ambiente, de dentro para fora, e de fora para dentro da organização. Abordagem voltada para as ações de acordo com as pressões da sociedade como um todo, para se adequarem aos padrões de conduta socialmente aceitos e às práticas que surtiram efeito positivo nas organizações concorrentes.Fonte:LOBATO, Davi Menezes et al. Gestão estratégica. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

- Ação proativa:

Movimento de antecipação às situações que ocorrerão, isto é, a ação proativa está ligada à capacidade de tomar iniciativa, capacidade que as organizações procuram encontrar em seus funcionários.

- Ação reativa:

Movimento de resposta a uma ação qualquer por meio de outra ação, com a qual se pretende anular a precedente.

- Aculturação:

Mudanças na cultura de um grupo social sob a influência de outro com que entra em contato.Fonte:ACULTURAÇÃO. In: MODERNO dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2009. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2013.

- Administração participativa:

Metodologia administrativa que visa delegar maior responsabilidade aos colaboradores, e, dessa maneira, transfere a estes maior comprometimento subliminar e motivação. Pode estar associada à metodologia de enriquecimento do trabalho, praticada em gestão de pessoas.Fonte:RAZZOLINI FILHO, Edelvino; ZARPELON, Márcio Ivanor. Dicionário de administração de A a Z. 2. ed. revista e atualizada. Curitiba: Juruá Editora, 2005.

- Administração por objetivos (APO):

Método de administração em que se faz o planejamento e a avaliação para programação e acompanhamento do trabalho, no qual se estabelecem objetivos e metas para orientação da ação dos colaboradores e do administrador durante um período de tempo predeterminado, estabelecendo-se parâmetros quantitativos e qualitativos. Os objetivos estabelecidos devem estar em consonância com os objetivos globais da organização.Fonte:RAZZOLINI FILHO, Edelvino; ZARPELON, Márcio Ivanor. Dicionário de administração de A a Z. 2. ed. revista e atualizada. Curitiba: Juruá Editora, 2005.

- Alianças estratégicas:

Associações entre duas ou mais empresas que somam recursos, competências e meios para desenvolver uma atividade específica ou criar sinergias de grupo. Podem ser realizadas entre empresas de diferentes ramos de atividade ou até mesmo entre concorrentes do mesmo segmento. Fonte:LORANGE, Peter; ROSS, Johan. Alianças estratégicas: formação, implementação e evolução. São Paulo: Atlas, 1996.RODRIGUES, Suzana B. (Org.). Competitividade, alianças estratégicas e gerência internacional. São Paulo: Atlas, 1999.

- Alinhamento:

Condição em que as estruturas organizacionais, seus sistemas de apoio, habilidades humanas, recursos e incentivos dão apoio às metas estratégicas em uma empresa.Fonte:LUECKE, Richard. Estratégia – Harvard business Essentials. Rio de Janeiro: Record 2008.Fonte:LUECKE, Richard. Estratégia – Harvard business Essentials. Rio de Janeiro: Record 2008.

- Alinhamento Estratégico:

Estratégia orientada para o mesmo fim ou objetivo. Nivelamento da estratégia entre as áreas da organização para que todos caminhem na mesma direção e com o mesmo propósito.

- Ameaças:

Em uma análise SWOT, são os eventos ou forças possíveis contra os quais uma empresa ou unidade deve estar preparada.Fonte:LUECKE, Richard. Estratégia – Harvard business Essentials. Rio de Janeiro: Record 2008.

- Análise de valor:

Decomposição de um produto ou serviço em suas funções principais e, em seguida, desenho das soluções organizacionais mais adequadas para reduzir custos de produção. Implica detalhada análise do valor criado pela empresa por meio da distribuição dos custos totais de um produto ou serviço ao longo das diferentes etapas – concepção, fabricação, venda, distribuição e serviço aos clientes.Fonte:CSILLAG, João M. Análise do valor. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.RAZZOLINI FILHO, Edelvino; ZARPELON, Márcio Ivanor. Dicionário de administração de A a Z. 2. ed. revista e atualizada. Curitiba: Juruá Editora, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com