TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.451 Palavras (14 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP                                                                                               CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

DESAFIO PROFISSIONAL

Barueri – SP                                                                                                                                       2019

                                         DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de licenciatura em pedagogia pela Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina intitulada de desafio profissional.

Barueri-SP                                                                                                                                       2019

RESUMO

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a implementação prática de um plano de ação voltado ao ensino de jovens e adultos (EJA). A análise se baseará nas problemáticas existentes no processo de ensino aprendizagem envolvendo educandos que não conseguiram concluir os estudos na época adequada, bem como localizar possíveis soluções para os problemas expostos, de modo amenizar ou eliminar as problemáticas encontradas no contexto. Foi constatado que modelos de excelência pedagógica em consonância com profissionais bem preparados e afincados na causa trazem grandes benefícios a estas, visto que é um selo qualificativo muito bem-conceituado na atualidade, principalmente quanto a boa prática educacional percebida pelos entes federados e pelos próprios educandos. Na presente explanação, é feita uma análise da demanda de novas técnicas/tecnologias pedagógicas. Foi constatado que a implementação de um plano de ação voltado a alfabetização e letramento, levando em consideração o conhecimento de mundo e as variações linguísticas dos educandos, por se tratar de algo amplo que abrange as mais diversas áreas pedagógicas (se não todas), demanda um planejamento estratégico especificamente voltado para esse fim. O referido plano ainda contempla ações corretivas e preventivas no sentido um ciclo continuo de adaptação, de forma a valorizar o desenvolvimento de práticas condizentes com a real necessidade do ensino, tornando-o compatível com nível demandado pelo por todos os segmentos (sociedade, sistema de ensino e discentes). Durante a realização do trabalho foram observados e registrados os pontos mais significativos. Desta forma as áreas de abrangência de um plano de ação voltado ao ensino no EJA foram compreendidas e agrupadas nas temáticas mais pertinentes. Após construir uma base teórica de tal implantação, foi perceptível que o uso adequado de uma estratégia sócio pedagógica de maneira a estimular práticas cada vez mais adequadas a demanda social no que diz respeito a alfabetização e letramento de jovens e adultos, bem como a utilização de do conhecimento de mundo e da variação linguista no processo de ensino-aprendizagem, torna uma grande escada de ascensão educacional.

Palavras-chave: EJA, conhecimento de mundo, variação linguística, ascensão educacional.

[pic 2]

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

DESENVOLVIMENTO        6

PASSO 01 - PERFIL DO PÚBLICO DA EJA.        6

PASSO 02 – ESTIMULAR O GOSTO PELA LEITURA E ESCRITA/LER O MUNDO.        7

PASSO 03 – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS NA EJA        8

PASSO 04 – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: ABORDAGEM EM SALA DE AULA.        9

PASSO 05  - PLANO DE AÇÃO        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13

INTRODUÇÃO

Nos planos educacionais, tornou-se cada vez mais notável a necessidade de implementação de novas metodologias nas escolas, visando o aprimoramento do ensino. Para tal implementação, é de suma necessidade haver um estudo dirigido acerca da área de pretensão, além da avaliação dos riscos e comprometimento.

Processos de valorização dos métodos de ensino-aprendizagem e interação entre aluno e professor no sistema educacional devem se fortalecer na contemporaneidade.

Ademais, um dos maiores desafios vislumbrados hoje, é a alfabetização e letramento de jovens e adultos e, para se efetivar isso, todo o aparato pedagógico deve estar voltado a tal fim.

Vinda de um processo revolucionário, o sistema educacional brasileiro passou por grandes transformações, em especial nas últimas décadas no que concerne a educação de jovens e adultos. Onde antes não se levava em conta a variação linguista e o conhecimento de mundo de que já dispunha o discente, o referido processo passou a se preocupar, também com tais questões ao se perguntar: há efetividade no modelo atual?

Na contemporaneidade, várias mudanças surgiram atreladas, especialmente a utilização do conhecimento empírico dos jovens e adultos nos processos de ensino. Além disso, o respeito a variação linguista, também ganhou força. Assim, cabe-se perguntar, “que método aplicar para que haja um real aproveitamento do discente? “posso unir a ‘mundo vivência’ dos alunos à sala de aula? “há métodos menos mecanicistas de ensino? ” “porque não usar a variação linguista e o conhecimento de mundo dos alunos a favor dos mestres?” Dentre muitos outros.

Se a educação é um direito social garantido constitucionalmente, nada mais justo do que garantir esse direito de forma eficaz e efetiva, para que os detentores desse direito, de fato, usufruam dele.

Fixadas tais premissas, passamos a analisar o caso concreto.

DESENVOLVIMENTO

PASSO 01 - PERFIL DO PÚBLICO DA EJA.

A alfabetização sempre foi um dos grandes desafios brasileiros e, embora já se tenha diminuído muito o número de analfabetos nas últimas décadas, os números ainda são altos. Por exemplo, estimou-se em 2015, que 16,2% da população nordestina era analfabeta (ARAÚJO, 2018, p. 22)[1].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com