TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO PILATES COMO FORMA DE VIDA, SAÚDE E LAZER

Por:   •  30/9/2013  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 6

A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO PILATES COMO FORMA DE VIDA, SAÚDE E LAZER

LUCAS HUMBERTO MAZOCCO

RESUMO

O objetivo geral deste trabalho é apresentar o método Pilates e sua história seguindo a perspectiva de vida de seu criador, Joseph Hubertus Pilates. O método utilizado foi o de análise interpretativa seguindo com pesquisa bibliográfica com referencia no material disponibilizado pela agência Metacorpus Studiopilates em seu curso de formação, com a edição intitulada Pilates: uma visão atual na área da saúde e a dissertação apresentada como requisito para obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciência da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio grande do Sul elaborada por Silvana Junges e intitulada Eficácia do método pilates no tratamente de mulheres adultas com cifose. O presente trabalho, conta a vida de Joseph Hubertus Pilates e também a criação do método Pilates por seu início.

PALAVRAS-CHAVE

Joseph Hubetus Pilates; Método Pilates; Vida saudável; Atividade física.

INTRODUÇÃO

Estamos em uma era aonde a mecanização das atividades e a necessidade de produção mo trabalho estão levando, cada vez mais cedo, indivíduos a inúmeras disfunções musculoesqueléticas, dentre outras. A tendência do mundo informatizado é exigir o máximo de produção das pessoas e em um período de tempo cada vez menor. Sendo assim, temos visto muitas pessoas com DORT (Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho) e progressivamente estas doenças vão evoluindo para síndromes mais complexas. Outro aspecto concomitante é que cada vez mais as pessoas estão preocupadas com sua saúde.

Com o aumento da procura pela atividade física principalmente nas academias foi surgindo a necessidade de aulas específicas para determinados indivíduos portadores destes distúrbios, pois foi percebido que uma aula em grupo não respeitava os limites biológicos e fisiológicos de cada um. Assim começou o Pilates. Aulas personalizadas, associado a uma técnica que se bem trabalhada, não causará danos, além de promover a manutenção e obtenção de saúde. Este tem sido o método que vem fazendo sucesso no Brasil. Aulas “individuais” onde a pessoa receberá atenção, orientação, carinho e cuidados com seu corpo e mente.

Hoje cada vez mais pessoas procuram o método Pilates para reabilitar vários tipos de patologias, além de promover a prevenção de doenças através da atividade física, e também para obter uma melhor forma física com um melhor padrão estético.

Sendo assim, nos dias de hoje as pessoas buscam cada vez mais a forma física perfeita. Mas também existem inúmeras pessoas a procura pela reabilitação de patologias. Portanto, de que forma podemos conciliar estes aspectos sem prejudicarmos ainda mais o nosso corpo?

O presente trabalho se divide em 2 partes. A primeira intitulada Joseph Hubertus Pilates, que tem a finalidade de descrever a história da vida do criador do método Pilates. Enquanto a segunda se intitula O método Pilates, no qual é descrito os conceitos básicos, características físicas e algumas formas de atividades do método Pilates.

JOSEPH HUBERTUS PILATES

O objetivo geral deste trabalho é apresentar o método Pilates seguindo pela perspectiva de vida de seu criador, Joseph Hubertus Pilates.

Joseph Hubertus Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Era uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar varias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Na juventude estudou e se tornou especialista em cultura física, mergulho e ginástica.

Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra como lutador de boxe e foi considerado um inimigo estrangeiro sendo preso em um campo de concentração. Pilates tornou-se então enfermeiro e treinou os outros estrangeiros com os exercícios de cultura física que havia criado. Sua técnica só foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiram a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918.

Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morreu em 1967, aos 87 anos.

Pilates naquela época já estava 50 anos à frente do seu tempo. A definição de Pilates para um bom condicionamento físico é a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, saúde mental e ser capaz de realizar com facilidade suas atividades de vida diária.

Todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com