TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA (Teoria Geral da Administração)

Exam: TGA (Teoria Geral da Administração). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Exam  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  878 Visualizações

Página 1 de 2

1. Faça a leitura da aula 1 e após responda:

a) Qual a importância estudar a TGA (Teoria Geral da Administração).

R. O estudo é importante, pois é o conjunto dos conhecimentos científicos, práticos, normativos, prescritivos e descritivos resultantes de experimentos e estudos realizados em diferentes épocas, países e escolas.

2. Explique com suas palavras: a escola de relações Humanas e a Teoria Contingencial.

R. Escola de relações Humanas – Enfatiza técnicas e métodos do trabalho que permite estudar atividade em equipe e identificar os grupos informais para melhorar os tratamentos humanos e com o intuito de conhecer os efeitos psicológico.

Teoria Contingencial - Ela tenta entender e explicar as organizações com a administração e também entender as organizações ao seu redor e busca condições técnicas funcional administrativas para alcançar os objetivos.

3. Sobre o modelo cientifico de administração, responda:

a) Porque esse modelo recebeu o nome de MODELO CIENTIFICO DE ADMINISTRAÇAO?

R. Por que como o próprio nome diz, está associado ao fato de se aplicarem métodos de pesquisa para identificar a melhor maneira de trabalhar, selecionar e treinar cientificamente os trabalhadores.

b) O modelo de Administração Científica de Taylor é o marco da aplicação de métodos científicos nas indústrias. O que preconizava o modelo de Taylor? Quais eram seus objetivos? (mínimo 5 linhas)

R. O modelo de Administração Científica de Taylor é o marco da aplicação de métodos científicos nas indústrias. Tal modelo provocou grandes mudanças nas indústrias nos idos do século XX. Foi um modelo pioneiro, que privilegiou os moldes da produção, isto é, a forma de produzir. Taylor acreditava que alterações na maneira de fazer um trabalho poderiam aumentar a produtividade. Para Taylor, na época, a forma de produzir carecia de sistematização de métodos de trabalho, padronização de ferramentas, determinação de tempo padrão para a realização das tarefas, estabelecimento dos papéis dos gestores e dos operários.

c) Quais eram os métodos de racionais de trabalho? Apenas citar, não precisa explicar.

R. métodos de racionais de trabalho, Princípio do preparo, Princípio do controle, Princípio da execução, Padronização de máquinas e ferramentas, Métodos e rotinas para execução de tarefas, Prêmios de produção para incentivar a produtividade, Divisão do trabalho e especialização do trabalhador em uma atividade, Melhoria das condições ambientais de trabalho, com iluminação, conforto etc, Desenho dos cargos, das funções e de tarefas, Conceito de homo economicus, Estudo da fadiga humana, Análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos, Supervisão funcional, Treinamento do operário.

Bom trabalho!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com