TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acne

Tese: Acne. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Tese  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Acne?

A acne é uma doença de pele que causa a formação de espinhas, cravos e lesões vermelhas inflamadas (pápulas, pústulas e cistos). Essas formações são normalmente chamadas de "espinhas".

Causas

A acne ocorre quando orifícios minúsculos na superfície da pele, chamados de poros, ficam obstruídos.

• Cada poro é uma abertura para um folículo que contém um pelo e uma glândula sebácea. Essas glândulas sebáceas ajudam a lubrificar a pele e remover células mortas.

• Quando as glândulas produzem muito óleo, os poros podem ficar bloqueados. Sujeira, resíduos, bactérias e células inflamatórias se acumulam. A obstrução é chamada de comedão.

• O topo do comedão pode ser branco (espinha) ou preto (cravo).

• Se o comedão romper, o material dentro do comedão causará inchaços e saliências vermelhas.

• Se a inflamação for profunda, as espinhas podem aumentar a formar cistos firmes e dolorosos.

A acne é um problema causado por inchaço e inflamação, não um problema causado por bactérias.

Varios são os fatores que influenciam a gravidade do quadro e o seu surgimento. Porém a elevação da carga hormonal com as modificações características da pele são as principais responsáveis. É possível que a acne possua componente genético na conformação do folículo, facilitando a obstrução. A severidade das lesões é variada, desde Cômedos isolados até nódulos dolorosos e cicatrizes deformantes, o que justifica a procura dos pacientes e a preocupação do médico.

A acne ocorre em áreas onde existe maior número de glândulas sebáceas: face, tórax, ombros e dorso.

O fator psicológico ocasionado pela acne é muito importante devido ao aspecto estético desagradável e possíveis seqüelas.

Os alimentos altamente calóricos e com alto teor de gordura, principalmente os ricos em glicose (como chocolate), favorecem as infecções. Quando o organismo se depara com picos de açúcar, ele rapidamente coloca a insulina (hormônio que controla a taxa de glicose) em ação para controlar as alterações, e quando há desregulação hormonal, aparece a acne.

Mas não é o alimento, isoladamente, que dá espinha. Para ela aparecer é necessário haver uma relação negativa entre o organismo e a comida. Se existe tendência acneica, provavelmente a pele será afetada por esse fator externo.

Existem diversos tratamentos para a acne e a escolha do método mais adequado baseia-se no quadro clínico, que varia de indivíduo para indivíduo. Recomenda-se sempre consultar um médico dermatologista para avaliação clínica e prescrição do tratamento adequado.

Os tratamentos variam de acordo com a gravidade da acne. Para casos mais leves existem medicamentos tópicos em forma de cremes (em gel).

Para casos mais graves, existem antibióticos e anti-inflamatórios via oral. O tratamento mais conhecido é feito com isotretinoína, um medicamento que regula a produção de gordura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com