TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao Habilidades

Projeto de pesquisa: Administracao Habilidades. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Título: Habilidades e Competências¹

Seja Bem vindo a nossa primeira aula web da Unidade I !!!

Acredito plenamente que o segredo da realização pessoal e do sucesso profissional é acreditarmos naquilo que estamos realizando. Independente da atividade ou cargo que se ocupe, deve haver envolvimento, dedicação, e isto somente é possível quando somos apaixonados pelo que fazemos.

Você pode até estar pensando...

Bem, você tem razão, não existe um trabalho perfeito, encontraremos dificuldades e barreiras em qualquer tipo de trabalho que estivermos desenvolvendo, e isto é completamente natural. O que estou querendo dizer é que mesmo com estes fatos, temos que acreditar naquilo que fazemos, quando perdemos a fé e a credibilidade, os problemas começam a se tornar maiores e a desmotivação passa a ser eminente. Assim, sempre que estiver se dedicando a algo, dedique-se com vontade e determinação.

________________________________________

¹© Larissa Zamarian Ducci – UNOPAR 2009.

Vamos ao estudo então...

Iremos agora tratar de assuntos relacionados às competências e habilidades necessárias ao administrador e também conheceremos alguns conceitos básicos das organizações.

Primeiramente vamos refletir sobre a descrição do que é administrar.

Fonte: Maximiano

Visualizamos na figura que administrar é saber lidar com pessoas, com informações e com a tomada de decisão.

Adm

Para que o administrador consiga fazer isto com sucesso, é necessário que ele tenha habilidades e competências. Mas o que são habilidade e Competências?

Competência: “Conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências que credenciam um profissional a exercer determinada função.” (Magalhães et al, 1997).

“Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. (Fleury e Fleury, 2000)

Habilidades: associadas ao saber fazer, ação física ou mental que indica a capacidade adquirida.

Exemplos: identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar.

Habilidades estão ligadas ao:

• Saber - conhece

• Saber - fazer

• Saber - Conviver

• Saber - Ser As habilidades dever ser desenvolvidas na busca das competências

Competências - Conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam uma função/profissão: ser ADMINISTRADOR

Compreendendo então que para exercer a profissão do administrador é necessário o desenvolvimento de algumas habilidades e competências, vamos agora verificar algumas habilidades que são imprescindíveis para o bom exercício da profissão.

Cabe salientar que somente o desenvolvimento destas habilidades não garantirá o sucesso profissional, por este motivo, no decorrer do curso você estará em constante processo de aprendizado e de desenvolvimento de habilidades e competências.

Vejamos algumas habilidades necessárias ao administrador.

Habilidades Interpessoais: Saiba que muitas pessoas são despedidas por deficiência de habilidades interpessoais, isto ocorre devido ao fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com