TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE PLANOS

Tese: TIPOS DE PLANOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Tese  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

PLANEJAMENTO

Poderíamos facilmente ver o planejamento como a função inicial do processo de administrar porém, nem mesmo tal afirmação pode capturar a magnitude da importância do planejamento para a administração; afinal é no mesmo que determinamos os objetivos “certos” e em seguida, escolhemos os meios “certos” de alcançar esses objetivos.

O planejamento dentro da empresa Irmãos Valença ocorre de forma flexível, apesar dos objetivos e planos serem definidos por um grupo específico, é clara a existência de uma abertura para a adoção de ideias e opiniões da parte dos funcionários e as vezes até dos clientes.

É impossível fazer uma ligação entre o modo de planejar visto na empresa com o sistema APO (administração por objetivos), onde nota-se uma espécie de descentralização de poder, pela qual os gerentes ou como são chamados na empresa estudada, os coordenadores de área, junto a seus colaboradores (funcionários) interagem entre si desenvolvendo os melhores planos para se alcançar os objetivos pela empresa.

Um planejamento bem alicerçado é um diferencial dentro de qualquer empresa, pois como sabemos seus benefícios são inúmeros tais como: proporcionar senso de direção, focalizar esforços, maximizar a eficiência, atuar como fonte de motivação e comprometimento, entre outros.

• TIPOS DE PLANOS

“ Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas”

Porém, dependendo do foco do planejamento, os planos representam características diferentes, podendo ser classificado de acordo com a sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência.

Em termos de abrangência, os planos podem ser estratégicos, táticos ou operacionais.

Os planos estratégicos visam a organização como um todo e desenvolvem objetivos e estratégias a longo prazo. Na empresa estudada podemos observar que dentro do nível estratégico os planos são definidos pela presidência e por um grupo específico, porém uma abertura para adesão de ideias dos demais componentes da organização.

Os planos táticos visam unidades ou departamentos específicos da organização e possuem uma orientação a médio prazo.

Na empresa Irmãos Valença identificamos que existe uma delegação de pessoas para coordenar as atividades em cada área específica da organização, os mesmos não são chamados “gerentes” em “coordenadores” incumbidos de traduzir os objetivos gerais em objetivos específicos de uma unidade da organização. Ex.: Unidade de vendas, Gestão de pessoas, entre outros.(médio prazo)

Os planos operacionais tem seu foco nas atividades rotineiras, tem uma orientação a curto prazo.

Podemos identificar na empresa Irmãos Valença os vendedores, entregadores, estoquistas como sendo exemplos de componentes do nível operacional dessa organização.

• O PAPEL DOS OBJETIVOS

Tal como os planos, os objetivos se referem a uma importante dimensão do planejamento.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com