TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases e teoria organizativa

Seminário: Bases e teoria organizativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Seminário  •  2.869 Palavras (12 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EMPRESARIAIS APLICADAS

ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Itabira/MG

2014

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho apresentado em requisito a Produção Textual Individual relativa ao semestre Flex 1 e 2. Portfólio para as disciplinas de:

Comportamento Organizacional

Mônica Maria Silva

Wilson Sanches

Homem, cultura e sociedade

Sebastião Oliveira

Comunicação e linguagem

Karen Manganotii

Fundamentos e Teoria Organizacional

Márcia Bastos

Da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Itabira/MG

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A EMPRESA 4

2.2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL 4

2.3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 6

2.4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 7

2.5 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM 8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

A presente atividade interdisciplinar em grupo é desenvolvida com objetivo de capacitar os alunos em ações práticas relacionadas às disciplinas ministradas no semestre por meio do pensamento sistêmico e interdisciplinar.

Para alcançar tal objetivo será realizada uma visita em uma empresa do setor automobilístico, situada na cidade de Sete Lagoas/MG, desenvolvendo aos desafios propostos tendo por base as disciplinas do semestre. A busca bibliográfica será meio de fundamentação das respostas e soluções dadas em cada um desses desafios.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A EMPRESA

Os dados foram colhidos por meio da entrevista com o diretor de logística, que prefere não ser identificado nesta pesquisa.

A empresa na qual a visita foi realizada é a Iveco Fiat Brasil Ltda. localizada na rodovia MG 238, na altura do km 73,5; no bairro Jardim Primavera II; na cidade de Sete Lagoas/MG.

A empresa foi inaugurada na cidade no ano 2000, após um investimento de R$570 milhões. A unidade responde pela fabricação de veículos leves, semi-pesados, microônibus e veículos leves da Fiat. A fábrica está instalada em uma área de 2,35 milhões de metros quadrados e ocupa uma área construída de 600 mil metros quadrados.

É uma empresa multinacional e de grande porte que conta com um time de aproximadamente 3900 colaboradores e está inserida no setor automobilístico.

A estrutura organizacional pode ser mostrada da seguinte forma:

2.2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

1. Identificar os níveis hierárquicos na empresa,

São três os níveis hierárquicos na empresa: estratégico, tático e o operacional. O nível estratégico corresponde aos presidentes, diretores, ou seja, membros da alta administração. O nível tático corresponde aos chefes e gerentes de todas as áreas da empresa, ou seja, financeiro, marketing, administrativo, recursos humanos, etc. e, operacional é o nível que corresponde aos colaboradores que executam as diretrizes do nível estratégico. São os colaboradores que unem esforços para cumprir com os objetivos da empresa. (PORTAL EDUCAÇÃO, 2013).

Dessa forma, a Iveco apresenta a seguinte estrutura:

- Estratégico: Presidente e conselho de diretores italianos, latino-americanos e os brasileiros.

- Tático: São os gerentes de marketing, financeiros, administrativos, de recursos humanos, industriais, gerentes de produção, etc.

- Operacional: equipe de colaboradores que trabalham na produção, no setor administrativo, recursos humanos, financeiro, etc.

2. Escolher um setor da empresa e relatar o planejamento, a organização, o controle, a execução e controle (PDCA).

O setor escolhido é de recursos humanos. Esse setor na empresa tenta alinhar a toda a equipe de 3900 colaboradores aos objetivos da empresa. Assim, as ações são planejadas de duas formas: a primeira tendo por base os objetivos da empresa e as necessidades dos setores, o segundo de acordo com as demandas dos gestores e chefes de cada setor da empresa.

Dessa forma, as ações são planejadas e organizadas pelo setor, considerando os recursos necessários, os custos, etc. depois, são executadas conforme o planejamento. O controle acontece de acordo com indicadores do setor, como taxa de absenteísmo, ficha de rendimento do funcionário, etc. analisadas pela equipe de recursos humanos. Caso a ação planejada não tenha surtido o efeito esperado, novas ações são planejadas, executadas e o resultado é controlado até que se atinja ao resultado esperado.

3. Quais ferramentas são utilizadas para gestão da organização.

As ferramentas de gestão utilizadas são inúmeras. A empresa utiliza a metodologia 5S (para manter o ambiente); auditorias padrão; mapeamento dos processos; análise dos processos; controles dos processos; padronização; tratamento das falhas, utilizando-se a ISO 9.001. Utiliza ainda os planos de ação 5W2H; análise do fluxo de valor; qualidade e planejamento; benchmarking, brainstorming, gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com