TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores-chave na gestão financeira

Pesquisas Acadêmicas: Fatores-chave na gestão financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 8

Administração Financeira

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto, devem ser conduzidas para a obtenção de lucro. As atividades do porte financeiro têm como base de estudo e análise dados retirados do Balanço Patrimonial, mas principalmente do fluxo de caixa da empresa já que daí, é que se percebe a quantia real de seu disponível circulante para financiamentos e novas atividades. As funções típicas do administrador financeiro são: Análise, planejamento e controle financeiro; tomada de decisões de investimento; tomada de decisões de financiamentos.

Planejamento financeiro é uma ferramenta da Administração Financeira, é o processo por meio do qual se calcula quanto de financiamento é necessário para se dar continuidade às operações de uma organização e se decide quando e como a necessidade de fundos será financiada. Sem um procedimento confiável para estimar as necessidades de financiamento, uma empresa pode acabar não tendo fundos suficientes para pagar seus compromissos, como juros sobre empréstimos, duplicadas a pagar, despesas de aluguel e despesas de serviços públicos. Uma empresa fica inadimplente se não for capaz de saldar suas obrigações contratuais, como despesas de juros sobre empréstimos. Portanto, a falta de um planejamento financeiro sólido pode causar falta de liquidez e, por isso, a falência mesmo quando os ativos totais, incluindo ativos não líquidos, como estoque, instalações e equipamentos, forem maiores que os passivos.

A administração precisa fazer um planejamento financeiro metódico para avaliar as necessidades futuras para financiamento. A época dos diferentes tipos de financiamento também é critica para o planejamento financeiro. As fontes de financiamento incluem: dívidas de curto e de longo prazo, ações ordinárias e preferências, e lucros retidos. Esses, que são lucros acumulados após impostos e dividendo, são uma fonte de financiamento especialmente desejável. A capacidade de a empresa expandir suas operações usando os lucros retidos é sinal de solvência financeira, porque tais fundos tornam uma empresa financeiramente autossuficiente.

Um fator primordial na Administração Financeira é a importância que o gestor tem na empresa, terá uma grande preocupação com a tesouraria da empresa, os pagamentos, ativo e passivo e o retorno requerido pelos sócios.

Dessa forma é preciso que o responsável tenha plena convicção sobre o caixa e o custo que possui a organização. Possuindo o controle de todas as operações financeiras da empresa.

A administração do caixa é considerado um dos pontos, mas importantes, pois através dela é planejado todo os balanços, pagamentos e fluxos de caixa. Ao fazer uma análise crítica em relação a esse aspecto verifica-se que um grande percentual de empresas acaba perecendo por não possuírem conhecimento suficiente, provocando assim o desfalecimento da empresa.

Para uma empresa obter crescimento financeiro ela necessita de estratégia e planejamento, esse é o ponto inicial da organização para obter o sucesso. Ter o controle de toda entrada e saída da empresa. Essa forma é utilizada para todos os tipos de empresa principalmente para pequenas e médias empresas que estão iniciando no mercado.

Interferência do tempo sobre a moeda

É necessário conhecimento de economia para se entender o ambiente financeiro e as teorias de decisão que constituem a base da administração financeira contemporânea. A macroeconomia fornece ao administrador financeiro uma visão clara das políticas do governo e instituições privadas, através da quais a atividade econômica é controlada. Operando no “campo econômico” criado por tais instituições, o Administrador Financeiro vale-se das teorias microeconômicas de operação da firma e maximização do lucro para desenvolver um plano que seja bem-sucedido. Precisa enfrentar não só outros concorrentes em seu setor, mas também as condições econômicas vigentes. A inflação alta é prejudicial para a economia de um país. Quando alta ou fora de controle, pode gerar diversos problemas e distorções econômicas. Taxas de inflação altas são aquelas que ficam acima de 6% ao ano.

Com a inflação elevada, a moeda vai perdendo seu valor com o passar do tempo e os consumidores (trabalhadores) que não tem reajustes constantes não conseguem comprar os mesmos produtos com o mesmo valor usado anteriormente. O preço dos produtos sofrem reajustes constantes. Outro problema é que enquanto a moeda do país se desvaloriza, as outras (principalmente o dólar) faz o movimento inverso. Se este país com inflação elevada é muito dependente de importações, os produtos importados aumentam de preço, fato que alimenta ainda mais a alta da inflação.

Elevações da taxa de juros em muitos países usam o recurso da elevação da taxa de juros como mecanismo de controlar a inflação. A lógica é simples: com juros elevados o consumo diminui, forçando os preços a caírem. Porém, a alta dos juros desestimula a tomada de financiamentos, prejudicando assim os investimentos internos no setor produtivo, o mercado imobiliário e a venda de bens de consumo duráveis (veículos, eletrodomésticos, etc.). Países que não conseguem baixar e controlar a inflação sofrem, no longo prazo, com o aumento das taxas de desemprego. Isso acontece, pois ocorre diminuição significativa nos investimentos no setor produtivo.

O Administrador financeiro está mais preocupado em manter a solvência da empresa, proporcionando os fluxos de caixa necessários para honrar as suas obrigações e adquirir e financiar os ativos circulantes e fixos, necessários para atingir as metas da empresa.

3. Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

Empresa Valor Desconto Período Valor de Compra hoje

A $2000,00 6% 1 ano $1880,00

B $2000,00 12% 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com