TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes para implantação de incubadoras de empresas

Seminário: Diretrizes para implantação de incubadoras de empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Seminário  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

Para participar, o interessado deve apresentar uma “idéia do negócio” que pretende criar, a qual deve estar clara em um Plano de Negócios. Esse plano é avaliado para saber se será aceito ou não no processo de incubação.

Pode-se afirmar que o Plano de Negócio é um documento de fundamental importância para a apresentação profissional da empresa.

Ele apresenta não apenas o negócio da empresa, mas também sua experiência , solidez e sua visão de futuro, demonstrando as condições e recursos que a empresa possui para concretizar seus objetivos.

O Plano de Negócio é um instrumento de planejamento que já se tornou pré-requisito para captação de recursos junto à investidores, instituições financeiras, participação em projetos, eventos e rodas de negócios.

É um instrumento que permite ao empresário se aprofundar no conhecimento das própria empresa. Através do Plano de Negócios se tem um diagnóstico da situação atual da empresa, estabelecem-se objetivos (qualitativos) e metas (quantitativas) e se definem as melhores estratégias e linhas de ação para alcançá-las.

O texto abaixo foi retirado do Manual para a Implantação de Incubadoras de Empresas.

O Plano de Negócios constitui-se num roteiro operacional, financeiro e estratégico a ser seguido pela equipe que pretende instalar e gerenciar a incubadora, estabelecendo os vários passos que devem ser dados para que a concepção da incubadora se transforme, em um período de tempo pré-determinado, em um empreendimento de êxito, em conformidade com o que foi planejado.

Para elaborar o Plano de Negócios, os promotores da incubadora devem identificar especialistas no assunto, uma vez que há instituições e pessoas que se dedicam profissionalmente a essa tarefa. Os SEBRAE Estaduais, os departamentos de Administração de Empresas de Universidades assim como empresas de consultoria também podem contribuir para essa fase. Grandes e médias empresas eventualmente podem ter interesse em apoiar a elaboração do Plano de Negócios, caso considerem que a instalação de uma incubadora poderá contribuir para o seu desenvolvimento.

Apresentamos a seguir, os principais tópicos que o Plano de Negócios da Incubadora deve conter, além do EVTE:

a) Visão, declaração de missão, objetivos estratégicos e metas.

Neste tópico, devem ser definidas a visão e a missão da incubadora. É a parte do Plano que vai definir e explicar o que a incubadora será (visão), e o que fará para que se transforme no que foi idealizado (missão).

O objetivo geral das incubadoras é adaptado ao caso e à localidade, incluindo o nicho de mercado no qual atuará e o tipo de empresa e de tecnologia que serão promovidas pela incubadora.

O objetivo geral das incubadoras é acelerar o processo de criação de micro e pequenas empresas caracterizadas pela inovação tecnológica, pelo elevado conteúdo tecnológico de seus produtos, processos e serviços, bem como pela

utilização de modernos métodos de gestão.

Os objetivos específicos devem fazer referência às expectativas locais onde estão ou estarão instaladas as incubadoras. São eles:

· Estimular a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com