TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da contabilidade aleatória e gerencial

Tese: Teoria da contabilidade aleatória e gerencial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2

Teoria da contingência e contabilidade gerencial

A teoria da contingência é capaz auxiliar o gestor a atingir os objetivos da empresa e os melhores resultados (HALDMA; LAATS; 2002). Portanto não existe uma estratégia administrativa geral aplicável em todas as organizações e em todas as circunstâncias, pois os sistemas contábeis são desenvolvidos com base em uma combinação de fatores externos e características internas das empresas.

Com base no texto analisado, é possível observar que os autores reconhecem a importância dos sistema de contabilidade gerencial como a principal característica da organização e sua importância na identificação da verdadeira imagem da organização.

A teoria da contingência é vista como uma forma de explicar e prever o comportamento ético dos contadores.

O processo de tomada de decisão tende a ser semelhante em todas as organizações. Portanto a teoria da contingência pode ser utilizada como ferramenta para identificar o modelo de decisão apropriado para cada situação.

Uma contingência é algo que não pode ser influenciado pela organização, porém é capaz de influenciar a organização. Podemos assim identificar que a contingência influencia o sistema de contabilidade gerencial.

Após a analise do estudo de caso do Banco do Brasil, foi possível observar que o banco com quase dois séculos de existência, foi extinto, restabelecido e teve suas funções redefinidas com o principal objetivo de superar a crise dos altos prejuízos consecutivos nos anos de 1995 e 1996.

Antes de 1995, o Banco do Brasil utiliza, apenas, a contabilidade societária. Existia a descentralização, porém, não existia uma área de controle gerencial do Banco. Em 1196, são criadas a Controladoria, bem como as unidades de Gestão de Risco (mercado) e controles internos, buscando o aperfeiçoamento do sistema de gestão e a concentração nas áreas de controle, permitindo avaliar a performance do setor. Tais mudanças acompanham a mudança do setor, ou seja, o banco busca a competitividade perante seus concorrentes.

Uma empresa capaz de reconhecer as contingências e adaptar seus sistema de contabilidade gerencial, de modo a se manter competitiva e atingir seus objetivos estratégicos, está procurando garantir a sua própria continuidade.

Tecnologia da Informação em Pequenas Empresas: Fatores de Êxito, Restrições e Beneficios.

Estima-se que o uso de computadores em pequenas empresas ao longo dos últimos 5 anos, cresceu 30-80%, dependendo da localização e natureza do negócio. ( Palvia & Palvia, 1999).

Consideram-se fatores deste desenvolvimento o aumento da continuidade, melhoria dos controles e aumento da compreensão da funções produtivas.

Hoje o TI tem grande importância na organização e desenvolvimento das empresas, sejam elas de grande ou pequeno porte.

Para as funções de administração, planejamento, organização, liderança e controle, os sistemas são de suma importância, pois são eles que fornecem informações aos administradores.

E com isto os administradores podem monitorar o progresso na direção dos seus objetivos e transformar planos em realidade.

O propósito básico da informação, dentro do contexto organizacional, de acordo com Oliveira (1998), é o de habilitar a empresa a alcançar seus objetivos por meio do uso eficiente dos recursos disponíveis (pessoas, materiais, equipamentos, tecnologia, dinheiro, além da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com