TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Foco em dispositivos locais inovadores e produtivos para micro e pequenas empresas

Resenha: Foco em dispositivos locais inovadores e produtivos para micro e pequenas empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Resenha  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Artigo (O foco em arranjos produtivos e inovativos locais de micro e pequenas empresas) José Eduardo Cassiolato, Helena M. M. Lastres.

Em um período de grandes transformações relacionadas a empresas e suas economias o artigo vêm ressaltar a importância dos setores industriais, destacando o entendimento entre a sua localização e suas atividades ali desenvolvidas pela civilização para a evolução da economia local. Economia esta que deixou de ser acompanhada por algum tempo pelos estudiosos e que depois deste período começaram a analisar pequenos grupos de empresas onde as mesmas tinham fortes influências não só para o desenvolvimento local mais sim para uma aceleração do desenvolvimento global.

Verificando-se uma nova análise que deixa de centralizar em uma única empresa e passar a observar as relações entre as empresas e as outras demais instituições dentro de um espaço onde atuam. Em decorrência passa – se a direcionar novos métodos de intervenção do estado promovendo uma nova política que engloba o lado industrial e o lado tecnológico.

Em uma nova fase as influências dos pensadores ditaram diferentes conceitos. Colocando em evidencia particularidades da literatura neo – schumpeteriana no que tange os sistemas de inovação na sua aplicação e desenvolvimento de sistemas nacionais que inovam uma discussão em um mundo mais integrado por um campo tecno - global.

Mostrando também a importância do conhecimento tácito para o desenvolvimento dos processos assim como todo o ambiente sócio cultural onde se inserem os agentes econômicos. Com um novo modelo implantado a dimensão espacial coloca em evidência o papel da tecnologia de informação e comunicação (TIC) na alteração sofrida no paradigma tecno – econômico.

O modelo adotado para os arranjos produtivos locais tem uma base evolucionista. Tendo como principais características o reconhecimento, a compreensão, a idéia e a visão. As principais características fazem parte de um sistema de inovação que tem por finalidade de suprir todas as necessidades em que o sistema se adapte para o desenvolvimento da tecnologia.

Por fim uma maneira de enfrentar as grandes dificuldades cada vez maiores, as empresas de pequeno e micro porte, vem formatando um espaço empresarial para buscar um aumento de produtividade e competitividade. Buscando entender um processo para criação de redes empresariais, com referências teóricas para entender os tipos existentes que estimulam ou restringem as empresas para que se interliguem em redes. Demonstrando que as empresas em arranjos coletivos fazem com que grandes vantagens competitivas e individuais para a comunidade em que está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com