TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento empresarial

Projeto de pesquisa: Orçamento empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O trabalho foi desenvolvido de forma clara e objetiva. Onde foram expostas de forma clara, e objetiva as idéias. No qual foi tratado dos assuntos relacionados a Controle Orçamentário e Financeiro.

Onde aprofundei meus conhecimentos nos materiais fornecidos pela faculdade e livros da biblioteca virtual que foram de grande ajuda no desenvolvimento do trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

O orçamento empresarial é uma ferramenta de planejamento e controle de resultados financeiros que serve aos propósitos fundamentais da empresa. Através dele, decisões gerenciais podem ser tomadas em melhores condições de informação e suas conseqüências podem ser refletidas em resultados financeiros passíveis de avaliação prévia (âmbito do planejamento) e posterior (âmbito do controle).

Controle Orçamentário é um sistema de planejamento econômico financeiro das operações de uma empresa e de fiscalização da execução do programa preestabelecido.

Planejamento financeiro é o processo formal que conduz a administração da empresa a acompanhar as diretrizes de mudanças e a rever, quando necessário, as metas já estabelecidas. Assim, poderá a administração visualizar com antecedência as possibilidades de investimento, o grau de endividamento e o montante de dinheiro que considere necessário manter em caixa, visando seu crescimento e sua rentabilidade.

Para GITMAN (1987) Os planos financeiros e orçamentos fornecem roteiros para atingir os objetivos da empresa. Além disso, esses veículos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismo de controle estabelecendo um padrão de desempenho contra o qual é possível avaliar terminologias aplicadas ao orçamento empresarial: Planejamento e controle de resultados, Orçamentos para fins administrativos, Orçamentos globais, Controle orçamentário, Plano de Lucro, Plano de Operações, Planejamento do Lucro, Plano Global, Budget e Orçamento.

As vantagens do uso do orçamento exigem a definição previa de objetivos, diretrizes, políticas e medidas de desempenho para as unidades de responsabilidade e Força a comunicação, a integração e a participação ao longo da organização o que obriga os colaboradores a focar o futuro, e não se ater a problemas diários da organização. Forma de uma estrutura com atribuição de responsabilidade e proporciona uma visão sistêmica das operações, identificando e eliminando as restrições e os gargalos, gerando eficiência, eficácia e economia as operações aumenta assim a coordenação e o controle das atividades organizacionais e auxilia a atingir as metas. Definem objetivos e metas específicas que podem se tornar benchmarks ou padrões de desempenho e quando essas medidas vão ser atingidas, motiva os colaboradores ao longo da organização e as metas podem ser a base para a remuneração variável. Apesar das vantagens que o sistema de planejamento e controle orçamentários pode proporcionar à empresa, seus administradores, proprietários, bem como aos funcionários, clientes e fornecedores, ele não pode ser considerado a resposta para todos os males, pois para ser aplicado requer atitudes apropriadas e conhecimento da técnica envolvida na sua utilização.

Um orçamento empresarial é elaborado em fases, o que permite que ao longo do tempo gasto para desenvolver um orçamento, todos os níveis da empresa sejam envolvidos neste trabalho. Portanto a fase orçamentária tem relação direta com o momento no tempo em que o orçamento está sendo desenvolvido. As fases mais comuns do são Inicial, Revisões e Final. Podemos citar:

• Dados. Levantamento dos dados e informações principais: Balanço Séries Históricas Informações Físico-contábeis Outras informações estatísticas

• Análise do Orçamento. Análise dos Planos Estratégicos, Tático e Operacional e das informações coletadas, visando alcançar as metas da empresa.

• Composição do Orçamento.

Processo de elaboração do Fluxo Orçamentário: Histórico das realizações; Premissas; Previsões - estimativas p/ próximo exercício;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com