TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Trabalho acadêmico: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Através de uma pesquisa local na cidade de Quilombo no estado de Santa Catarina, este trabalho foi formado com o intuito de proporcionar um melhor conhecimento sobre alguns projetos, cargos e pessoas responsáveis por um bom desenvolvimento local, entre outros dados municipais.

Projetos nos quais a prefeitura proporciona incentivos fiscais para que empresas se estalem no município e com isso tragam mais desenvolvimento para o município, empregos para a população, enfim inúmeros benefícios que beneficiam ambos os lados.

O município de Quilombo tem sua economia basicamente agrícola,sua administração visa desenvolver condições para que o homem do campo contribua para o desenvolvimento econômico local.O município também tem alguns atrativos turísticos a serem explorados como as águas termais,os quais também contribuem para o desenvolvimento municipal.

2 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Foi apartir desta reestruturação da década de 70 que os estados deixarão de impor decisões de cima para baixo e deram oportunidade para as regiões ou municípios com planejamento e conforme suas condições e necessidades econômicas de realizarem ações por que houvesse desenvolvimento econômico local.

A prefeitura municipal de Quilombo, com o objetivo de pavimentar o desenvolvimento e aumentar as oportunidades anos promovendo ações objetivando o estimulo para que empresas ou indústrias se instalem no município, por isso comprou uma área de terra sendo que a qual esta registrada como área industrial, e na mesma instalou energia elétrica e abriu ruas, fez calçamento, fez encanamento de água, com isso as industrias que queiram instalar-se no referido terreno após estudo, apresentarem projetos com estudo econômico e previsão de viabilidade e recolhimento de impostos e oportunidade de emprego instalam suas empresas sem pagar o terreno.

Também em outras áreas do município, houve incentivos para que industrias invertessem no município, exemplos disso foram os incentivos dadas para a Aurora instalar o frigorífico abatedouro de aves. A cooperativa agroindustrial Alfa construiu a fabrica de rações no município, entre outros.

2.1 ALGUNS NOMES RESPONSAVEIS PELO DESENVOLVIMENTO DE QUILOMBO

Dianei Fortes tem o cargo de desenvolvimento de projetos, formado em administração de empresas e acadêmico em engenharia civil.

Ivo Variani com o cargo de secretario de desenvolvimento urbano, funcionário de empresas regionais.

José Spolti secretário da agricultura, presidente do sindicato dos agricultores de quilombo, agroindústria familiar, movimento social.

Rodrigo Consi; presidente da ACIQ (Associação Comercial de Quilombo), Bioquímico e Farmacêutico.

Estas pessoas juntamente com muitos outros tem a responsabilidade de explorar e viabilizar oportunidades para possíveis investidores, e projetos.

2.2 VOCAÇÃO ECONOMICO E LOCAL

O município é agrícola,tem produção de grãos, mas também tem uma grande produção de leite, suínos e aves, por isso agropecuárias e agroindústrias tem boa potencialidade e viabilidade econômica na região. Existe uma boa oferta de emprego, com isto estimulasse a instalação de empresas na linha de consumo. Ex: lojas, supermercados, fruteiras, e comercio em geral.

Existe uma expectativa muito grande e boa com um projeto sendo construído através da associação comercial ACIQ, no turismo municipal, pois temos no município uma riqueza mineral, ou seja, um lençol freático com água mineral no centro do município, com o envolvimento do estado, existe a oportunidade de grandes investimentos na praça municipal, ao concretizar-se promoverá um bom desenvolvimento socioeconômico na região.

No decorrer da implantação dos projetos de desenvolvimento o código florestal brasileiro no quesito leis de preservação ambiental e toda a burocracia de projetos, é empecilho constante para conseguir fazer as adequações necessárias pela geografia topográfica da região.

2.3 TABELA DE OPINIÕES

Opinião da Autora Opinião divergente

Dentro desse contexto global esta se verificando um movimento de descoberta e reflexão em direção as bases, ou seja, em direção ao espaços locais municipais em quanto territórios políticos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com