TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais livros são necessários de acordo com nossa legislação?

Tese: Quais livros são necessários de acordo com nossa legislação?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Tese  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?

Todo fato da entidade deverá ser escriturado, para este fim devem ser utilizados livros contábeis, que devem seguir critérios intrínsecos e extrínsecos, de acordo com a legislação. Alguns livros são obrigatórios, tais como o Livro Diário e o Livro Razão que de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade devem ser registros permanentes da empresa, outros são facultativos, pois, por não serem exigidos por lei, podem ser adotados ou não a critério da empresa.

1.1 Livro razão

Após lançamento no Diário, o registro contábil é desdobrado e lançado, conta por conta, em um livro ou jogo de fichas denominado Razão.

A sua escrituração deve ser individualizada e obedecer à ordem cronológica das operações, sendo dispensável o registro ou autenticação do livro ou fichas, e o seu preenchimento devem obedecer ao método das partidas dobradas.

O lançamento no livro Razão é muito importante para as empresas, pois, com a totalização individual das contas, possibilita saber a qualquer momento, o saldo de cada uma delas. Com esses dados fornecidos através da escrituração do livro razão, temos o controle do patrimônio, e essas informações trazem resultados positivos para melhor administrar as organizações empresarias.

1.2 . Livro diário O livro diário assim como o razão são os principais livros da contabilidade, o diário registra todas as operações que envolvam o patrimônio da empresa no decorrer de um período. O livro diário, ao contrario do razão deve ser autenticado e é de uso obrigatório. É um livro que se registra todas as operações contábeis da Entidade, em ordem cronológica e com a observância de regras, como as suas folhas numeradas seqüencialmente e serão lançados os atos ou operações da atividade que altere ou possam vir alterar a situação patrimonial da empresa.

O livro Diário deverá conter o termo de abertura e encerramento, a ser submetido ao órgão competente do Registro do Comércio dentro do prazo previsto na legislação, sob pena de multa prevista no Imposto de Renda.

2) Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa?

3) O que é o SPED?

SPED significa Sistema Público de Escrituração Digital .Ele é dividido em módulos: SPED Contábil, SPED Fiscal e NF-e(nota fiscal eletrônica). Ao invés das empresas imprimir os Livros Diario, Livro Razão e os demonstrativos contábeis as empresas geram um arquivo digital em formato pré estabelecido pela legislação

4. É verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?

Sim, o SPED faz parte do PAC como redução do custo Brasil, o SPED foi feito para facilitar as obrigações por parte das empresas.e também diminuindo os erros.

5) Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de contabilidade através do SPED?

No sistema antigo era feito tudo manualmente e papel impresso, livros físicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com