TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características e Fundamentos do Planejamento Financeiro

Pesquisas Acadêmicas: Características e Fundamentos do Planejamento Financeiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda temas da administração financeira onde mostra que para obter um bom resultado é necessário um bom planejamento estratégico. O planejamento financeiro é um aspecto de extrema importância na empresa para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece saber dirigir coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Por meio do planejamento financeiro as metas colocadas para o crescimento, ou seja, o desenvolvimento da empresa alcançará resultados satisfatórios.

1- Planejamento Financeiro

1.1- Características e Fundamentos

Compreender e perceber o sentido e o significado de finanças que corresponde a o conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em

transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Através do

planejamento visualiza-se o futuro desejado, de forma quantitativa ou

qualificativa, e os meios de seguir e orientar situações que poderão acontecer

durante o período projetado. O planejamento tem como objetivo o melhoramento

das atividades de uma organização, o aumento de seus lucros e sua

lucratividade . Tem como principais características principal identificar com o

maior rigor técnico na previsão de acontecimento, desempenhar um plano de

ação contínuo, dando condições à empresa para seguir as inovações

tecnológicas e as mudanças de comportamento do mercado.

Fundamentos desenvolvido por meios de projetos com estimativa aproximada

da posição econômico-financeira destinada o plano de financiamento em

longo prazo, plano de investimento de capital e o balanço patrimonial

do período corrente, o balanço projetado da empresa pode ser por

fim desenvolvido.

2 - Demonstrativo Orçamentário.

2.1- Fluxo de Caixa Projetado

Na gestão Financeira ó fluxo de caixa é uma ferramenta bastante importante que projeta para o futuro financeira da empresa com será o saldo de caixa nos próximos períodos, ou seja controle de saída e entradas o que significar que, no final de cada mês projeta-se novamente para preparação do fluxo de caixa.

2.2 - A necessidade de se cruzar o planejamento com execução real e suas medidas corretivas.

É o processo onde os objetivos pretendidos e os meios precisam estar aliados aos resultados. Onde a estratégia é a base dos critérios, indicadores na avaliação final. Ter como meta principal a análise setorial e análise do mercado e ainda da análise da concorrência, onde visa organizar e consolidar varias formas estruturada para viabilizar seu cruzamento para alcançar conclusões precisas e realistas, para a tomada de decisão.

3.1- Valor Presente Líquido

É a fórmula matemático-financeira que determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros propriada, menos o custo de investimento inicial. Utilizado no estudo de viabilidade de um projeto ou novo negócio, a fim de sugerir se vale a pena, ou seja, se é mais vantajoso do que simplesmente deixar o dinheiro investido.

3.2-Taxa Interna de Retorno

A taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores dos gastos, apresentados ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também apresentados ao valor presente.E um método de avaliação do investimento fundamentado na determinação de sua taxa de lucratividade ou taxa interna de retorno.

3.3- Payback Descontado

É um indicador que define o prazo de recuperação de um investimento, também chamado de payout. Utilizado para avaliar a atratividade de um investimento.

O risco permanece em todas as atividades. Tudo que é decidido hoje, visando um resultado no futuro, está sujeito a risco. É usado como sinônimo de dúvida e refere-se à variabilidade dos retornos associados a um ativo. E as fontes de riscos mais comuns para os acionistas são: risco de taxa de juros, risco de liquidez e risco de mercado.

3.4- Índice de lucratividade liquida

índice de lucratividade líquida compõe um parâmetro que apontará ao investidor qual o retorno adicional advindo de seu empreendimento para cada unidade monetária empregada, esta medida proporciona uma nova interpretação de retorno, através do esclarecimento da quantidade de vezes que o investimento inicial será multiplicado (Pena e Roma, 2010).

Indice de lucratividade (IL) é medido pela relação entre o valor atualizado dos fluxos operacionais líquidos de entrada de caixa e os de saída de caixa (investimentos), ou seja:

4.0 - Princípios básicos do valor do dinheiro no tempo

4..1- Valor presente

Define o valor presente de pagamentos futuros deduzidos a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Calcula a taxa de juros para a qual manter o dinheiro investido seria equivalente a utilizá-lo em um novo projeto.

O VPL indica o resultado do investimento.

Se VPL for positivo, significa que o investimento é economicamente viável, aumenta o ativo do investidor.

Se VPL for igual a zero, significa que o investimento é economicamente viável, mas o ativo do investidor não irá mudar.

Se VPL for negativo, significa que o investimento não é economicamente viável e que o investidor terá perdas em seu ativo.

4.2 – Valor Futuro

É o valor que se terá no futuro, se aplicarmos um dado capital, a uma determinada taxa de juro, por um dado tempo e segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com