TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritório de Finanças e Orçamento

Projeto de pesquisa: Escritório de Finanças e Orçamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

Empresa:VITERBO CONFECÇÃO ESPECIALIZADA LTDA-ME

CNPJ: 27.040.039/0001-99

INSCRIÇÃO ESTADUAL: 80.038.061

ENDEREÇO: RUA AUGUSTO SEVERO Nº 384

BAIRRO: MORIN-PETRÓPOLIS /RJ* CEP: 25.630.050

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:FABRICAÇÃO E REFORMA DE MÓVEIS E ESTOFADOS.

ENTREVISTADO: CLAUDIO HELENO FERNANDES DOS SANTOS

ROTEIRO

1° Tópico – Administração Financeira e Orçamentária

1. Sua empresa trabalha com orçamento de caixae previsão de

flutuações?

Sim, o controle é realizado e analisado diariamente, por ser uma fábrica é muito grande o custo com matéria- prima, com custo indireto de mão-de-obra terceirizada, além é claro do custo fixo de mão-de-obra da produção, temos que avaliar com bastante critério o fluxo de entrada e saída.

O planejamento financeiro deve ser bem formulado por meio do acompanhamento diário de todos os lançamentos das operações financeiras em geral.

2. O orçamento de caixa é elaborado com premissas conservadoras de

modo que possa dar maior segurança à empresa?

Sim, fazemos uma triagem antes de realizarmos compra de matéria-prima, pois itens como espuma e tecidos, são produtos de maior custo fixo, temos que fazer um trabalho de aproveitamento de todo o material, para evitarmos grandes sobras, pois é aí que muitas vezes o lucro se escoa.

3. Há um acompanhamento mensal e diário do fluxo de caixa projetado?

Sim. O controle é feito com detalhes de uma análise muito criteriosa, o fluxo de caixa é feito diariamente, e uma vez por semana nos reunirmos com toda diretoria para avaliarmos as tomadas de decisões, seja para novos investimentos, ou cortes de gastos possíveis de serem suspensos ainda que temporariamente.

4. A empresa elabora orçamentos regularmente, dentro de uma periodicidade que se tem revelado adequados?

Sim. Faz parte de nosso cronograma semanal, e passa pela aprovação mensal de toda a diretoria.

5. O nível de detalhes do orçamento é suficiente para orientar as ações gerenciais, sem que possa confundir a visão global dos resultados?

Na maioria das vezes, é bem verdade que em algumas vezes somos surpreendidos, principalmente quando enfrentamos queda de produção ou das vendas. Prefiro pensar que ainda é possível melhorarmos esse tipo de gerenciamento para evitarmos surpresas negativas em nosso orçamento.

6. Os orçamentos são revisados periodicamente?

Sim. Há uma necessidade de um comprometimento em revisarmos quinzenalmente o fluxo de caixa, os nossos investimentos e metas.

7. O trabalho de elaboração do orçamento envolve todos os gerentes de nível decisório da organização e o documento orçamentário final é resultado de um consenso?

O Trabalho de elaboração do orçamento é realizado pelo supervisor financeiro, e o relatório analisado junto a todo setor de finanças. E passa pela avaliação da diretoria.

8. Os custos, as despesas e os resultados verificados em períodos anteriores servem de primeira base para o orçamento, mas ao mesmo tempo são questionados quanto à sua validade para o futuro?

A empresa se preocupa bastante com os investimentos e despesas, seja a curto ou à longo prazo. O planejamento precisa ter o rateio de acordo com o fluxo e capital da instituição, precisamos trabalhar com o mínimo de risco de precisar recorrer a terceiros para quitar despesas, é aceitável realizar empréstimos para um investimento, do contrário é um péssimo indicativo para o bom crescimento e sucesso da empresa.

2° Tópico – Mercado de Capitais

1. A empresa emite ações no mercado financeiro?

Não a empresa não investe em ações do mercado financeiro.

2. Com relação ao mercado bancário, quais produtos ela utiliza?

Vendas a crédito(por meio do cartão de crédito) e cheque pré-datado, empréstimo, financiamento, consórcio,factoring, e em último caso o cheque especial.

3. Questione quais conhecimentos o empresário possui sobre o mercado financeiro. O que engloba e interfere no seu negócio?

Fui diretor financeiro na White Martins, o que me proporcionou um largo conhecimento do mercado financeiro, bem como as operações mais viáveis para o ramo em que atuamos. A interferência que entendo como prejudicial é a mesma de todos nós brasileiros, independente do ramo em que atuamos, a alta carga tributária é o nosso grande tropeço.Estamos englobados em uma fábrica que atua para atender a classe média e a classe média alta.

3° Tópico- Direito Tributário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com