TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylor

Seminário: Taylor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Seminário  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade

1) Escreva um texto, de pelo menos três laudas, no qual estejam evidenciadas as ideias de Fayol, Taylor e Ford. Feito isso, identifique se há divergência(s) entre as funções do pensamento científico de Taylor com a linha de montagem de Ford.

Com base no pensamento Científico, Henri Fayol é o principal contribuinte para o crescimento do conhecimento e do pensamento administrativo moderno. Uma das principais contribuições da teoria criada e valorizada por ele foi o desenvolvimento a abordagem conhecida como Gestão Administrativa ou processo administrativo, a qual pela primeira vez falou-se em administração como disciplina e profissão, que por sua vez, poderia ser ensinada e estudada através de uma Teoria Geral da Administração. Com base na Teoria na teoria de Fayol é identificada outra necessidade. É a identificação das atuais quatro funções da Administração que são: Planejar, Organizar, Liderar e Controlar, ás quais Fayol ainda acrescenta a função de Coordenar. Ele sempre afirmava que seu êxito se devia não só às suas qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava.

Surge em seguida o pensamento de Frederick Taylor o qual é considerado o "Pai da Administração Científica" estava preocupado com o lucro das fábricas e desenvolveu um estudo para aumentar a produtividade dos operários. Conforme Clutter e Crainer (1993: 38), Taylor acreditava que as pessoas trabalhavam exclusivamente por dinheiro e que, no seu sistema de trabalho "constatava-se um elemento vigoroso de desumanização da força de trabalho". Por esse motivo algumas organizações condenaram os métodos de Taylor. Ao se referir ao taylorismo o professor Salm (1993) faz uma crítica ao movimento das relações humanas. Na opinião de Salm (1993), este tipo de movimento centra a pessoa em um grupo e faz com que ela se atenha aos valores dos mesmos.

Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a coparticipação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade.

para Taylor autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais, introduzia o controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma sequência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional.

Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devessem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados.

Henry Ford ficou conhecido quando em sua linha de montagem aumentou os salários dos operários e projetou um carro com o menor preço do mercado. No entanto, Clutter e Crainer (1993) afirmam que Ford não fez tudo isso movido por sua generosidade, queria apenas que, a partir da renda maior de seus funcionários e da oferta de um carro com preço baixo, os operários pudessem adquirir os carros da Ford. O Fordismo revolucionou a indústria automobilística na primeira metade do século XX. Sua obsessão foi atingida, tornar o automóvel tão barato que todos poderiam comprá-lo. Uma das principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com