TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE ACORDO COM TAYLOR

Projeto de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE ACORDO COM TAYLOR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE MAXPLANCK

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Ana Nilza da Silva Santos RA: 51405967

1º Semestre

Turma A

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

INDAIATUBA / SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................... 03

1. AS CONTRIBUIÇÕES DE TAYLOR................................................................ 04

2. A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA SEGUNDO TAYLOR................................ 05

3. OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA....... 06

4. AS IDEIAS DE HENRY FORD.......................................................................... 07

5. AS FUNÇÕES DA EMPRESA NA VISÃO DE FAYOL.................................... 08

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................. 09

REFERÊNCIAS..................................................................................................... 10

INTRODUÇÃO

A Administração surgiu no início do século XX, como uma ciência que seria responsável pelo gerenciamento das empresas e organizações. E, então surge a tão conhecida Administração Científica, tendo como fundador o engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915). O surgimento desta nova forma de organização apareceu devido à desorganização e crescimento acelerado das empresas que estavam necessitando aumentar sua eficiência, sua competência e o seu modo de gerenciar.

Taylor defenderia suas ideias, valores e crenças no “chão de fábrica”, tendo em vista tornar as indústrias mais eficientes e produtivas, para isso ele faria uso de duas ferramentas: a observação e o cálculo do tempo e movimentos. Desta forma teria uma melhora no desempenho dos trabalhadores, pois saberia quanto tempo cada um deles leva para cumprir uma tarefa e poderia então determinar o tempo ideal para a realização da mesma tarefa, porém com uma maior eficiência.

1. AS CONTRIBUIÇÕES DE TAYLOR

Inicialmente, na 1ª fase, Taylor designou a cada trabalhador uma tarefa de acordo com as suas habilidades. Solicitou que cada trabalhador ultrapassasse as expectativas e fizesse com que a produção fosse igual ou maior a média estabelecida. Atribuiu também a cada trabalhador uma remuneração diferente, de acordo com as unidades produzidas.

Taylor estava focado em fazer com que os operários conseguisse alcançar o máximo de produção e remuneração com pouquíssimo esforço, e então começou a colocar em prática o estudo dos tempos e movimentos.

Na 2ª fase, Taylor controlou o trabalho para ter certeza de que estava sendo executado de acordo com as normas estabelecidas cientificamente. Separou as atribuições e responsabilidades, colocando de um lado o preparo, o planejamento e o controle do trabalho, e do outro, a prática.

Fez também estudos de cada trabalho, para que pudesse corretamente fixar o modo como ele deveria ser feito. Deu aos trabalhadores instruções de como deveriam executar suas tarefas. Fez com que os diretores, operários e consumidores tivessem uma participação nos lucros da empresa.

2. A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA SEGUNDO TAYLOR

A Administração Científica surgiu quando Taylor percebeu que a administração das empresas precisavam ser aperfeiçoadas, com isso, juntamente com outros engenheiros, Taylor desenvolveu trabalhos com o intuito de conhecer melhor o funcionamento das tarefas realizadas nas empresas, para elaborar métodos que fizessem com que os trabalhos fosse mais eficientes.

Taylor chegou à conclusão que, os trabalhos eram ineficientes, pois os seus executantes já não estavam contentes. Tudo isso, devido ao salários serem baixos, não haviam benefícios que fizessem com que o trabalhadores se sentissem motivados para a realização eficaz de suas tarefas.

Pensando nisso, Taylor focou na criação de um sistema de pagamento que fosse mais justo aos funcionários, e, que não desfavorecesse a empresa. E a solução encontrada foi a implementação de um sistema de metas, chamada de produção-padrão, ou seja aquele funcionário que produzisse mais, consequentemente teria uma remuneração maior.

Para estabelecer qual seria essa produção-padrão, foi necessário a implementação do sistema de tempo-padrão, ou seja verificar quanto tempo um funcionário hábil levaria para executar eficientemente uma tarefa. O resultado estabeleceria a produção-padrão.

Nesta fase Taylor focou apenas em estudar tudo sobre os funcionários, tendo em vista dividir as tarefas à serem executadas, calcular o tempo que cada um levaria para a execução da tarefa e eliminar todos os movimentos que fizessem com que um funcionário fosse menos ágil na execução.

O engenheiro buscou primeiramente, aplicar as suas teorias nos sistemas operacionais da empresa, e, depois seguir melhorando os demais setores, tendo como objetivo dividir de forma justa as tarefas para aumentar de forma equilibrada e organizada a produção, assim como descrito nos parágrafos anteriores.

Em seguida, Taylor aperfeiçoou a seleção de funcionários, fazendo com que eles fossem contratados de acordo com suas habilidades pessoais, tornando possível escolher o funcionário que executasse melhor a sua tarefa e aumentasse os lucros da empresa, conhecido como Homem de 1ª Classe.

Com a implementação desse sistema, os funcionários sentiam-se motivados a trabalhar com a máxima eficiência, tendo em troca um salário superior. Para a empresa esse sistema também é muito motivador, pois há um aumento da produção e rendimentos. 

3. OS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com