TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo Ciavenato

Tese: Segundo Ciavenato. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  4.410 Palavras (18 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 18

Organização

Conforme Chiavenato a Organização é uma unidade ou entidade social. Na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos comuns. Neste sentido, a palavra organização significa qualquer empreendimento humano criado e moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. As organizações podem ser empresas, órgãos públicos, bancos universidades, lojas e comercio em geral, prestadoras de serviço e diversos outros tipos. Dentro desse enfoque social, a organização pode servisualizada sob dois aspectos: a – organização formal: é a organização baseada em uma divisão racional do trabalho, na diferenciação e integração de seus órgãos e representada através do organograma. é a organização planejada, isto é, a que esta oficialmente no papel, aprovada pela direção e comunicação a todos os participantes por meio de manuais de organização, descrições de cargo, de organogramas e de regras e regulamentos internos. É a organização formalizada oficialmente. B – organizaçãoinformal; é a organização que emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal e apartir dos relacionamentos interpessoais como ocupantes de cargos. A organização informal surge a partir das relações deamizades (ou antagonismos) entre as pessoas e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento da organização formal. Ela é constituída de interações e relacionamentos sociais entre pessoas, de tal modo que a organização informal transcende e ultrapassa a organização formal em três aspectos:

• Na duração: enquanto a organização formal esta confinada no horário de trabalho, a organização informal pode prolonga-se para os períodos de lazer ou tempos livres das pessoas.

• Na locação: enquanto a organização formal esta circunscrita a um local físico determinado, a organização informal pode ocorrer em qualquer lugar.

• Nos assuntos: a organização formal limita-se aos assuntos exclusivos dos negócios da organização, enquanto a informal amplia-se a todos os interesses comuns das pessoas envolvidas.

Organização como função administrativa de organizar. E parte integrante do processo administrativo. Neste sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições.

Em outras palavras, as organizações precisam de organização. Elas não alocam seus recursos ao acaso ou a sabor dos ventos. As organizações precisam ser organizadas para poderem funcionar melhor e produzir melhores resultados. Nesta parte trataremos exclusivamente da organização como função administrativa, vindo após o planejamento e antes da direção e controle. Organizar significa agrupar, estruturar e integra os recursos organizacionais, definir a estrutura de órgãos que deverão administra-los, estabelecer a divisão do trabalho através da diferenciação, definir os níveis de autoridade e de responsabilidade. Uma coisa depende da outra: as empresas precisam ser organizadas para funcionar melhor, e para isso é necessário uma organização que seja estruturada e moldada(Chiavenato 2010).

Segundo Maximiano uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações."

Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.

A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.

A qualidade é o resultado de um trabalho de organização.

A importância da organização

Podemos ter uma idéia porque a organização é importante compreendendo que um dos primeiros passos para uma empresa implantar um processo TQM - gerenciamento total da qualidade (total quality management). Esse primeiro passo tem início no uso dos conhecidos 5 S, que significam, a partir das palavras japonesas:

• SEIRI que corresponde a eliminar o desnecessário separando-o do necessário.

• SEITON que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário.

• SEISO que significa limpeza, eliminação da sujeira, acabando com as fontes dos problemas.

• SEIKETSU que significa asseio, padronização, higiene, e também o estágio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam.

• SHITSUKE que significa disciplina, com a cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido pelo grupo.

Os cinco S somente terão sucesso se forem praticados de forma sistemática e contínua, bem como sejam resultado do consenso do grupo envolvido neste processo (Maximiano1992).

Segundo Daft as organizações são criadas e mantidas para realizar algo. Todas as organizações, entre elas a Sears, a cruz vermelha Americana, a IBM, a igreja Metodista, o departamento de estado da Agricultura e a locadora de vídeo local existem em função de um proposito. Este proposito pode ser chamado de meta geral ou missão. As diferentes partes da organização estabelecem as próprias metas e objetivos para ajudarem a alcançar a meta global, missão ou proposito da organização.

Existem muitos tipos de metas numa organização, e cada tipo desempenha uma função diferente. A principal diferença esta entre as metas oficialmente estabelecidas, ou missão, da organização e as metas operativas que a organização realmente persegue.

Missão

O objetivo de uma organização é geralmente denominado missão – a razão da existência da organização. A missão descreve a visão da organização, seus valores e crenças compartilhados e sua razão de ser. Ela pode ter um poderoso impacto sobre a organização. A missão por vezes é chamada de metas oficiais, que são a definição formalmente estabelecida do escopo do negocio e dos resultados que a organização esta tentando atingir. O estabelecimento de metas oficiais costuma definir as operações da empresa e pode focalizar valores, mercados e clientes que caracterizam a organização. Quer seja chamado de declaração da missão quer de metas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com