TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Histórica da Administração e Seus Conceitos

Tese: Evolução Histórica da Administração e Seus Conceitos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  5.371 Palavras (22 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 22

APO

Alexandre Costa de Morais - Ra: 344722

Gisele Santos Oliveira da Silva - Ra: 338608

Jocilene Bernardino Costa e Silva - Ra: 339355

Nilton Flavio Dantas de Almeida - Ra 371445

Ralid dos Reis Ferreira - Ra: 337773

Resumo

Trabalho de Administração da Produção e Operações. Serão apresentados exemplos reais de empresa escolhida pelo grupo e situações para que possa ser desenvolvido o conteúdo.

Também será abordado tudo aquilo que podemos aplicar no mercado relacionado à Just in time; Engenharia Simultânea, Tecnologia de Grupo; Consórcio Modular; Células de Produção; Desdobramento da função qualidade; Comakership (é uma das formas mais desenvolvidas de acordos entre clientes e fornecedores, através de uma visão sistêmica e integradora da cadeia de suprimentos, abordando estratégias, políticas e aspectos operacionais, relacionados à questão da qualidade, escolha e avaliação de fornecedores e logística que promovem a competitividade global da cadeia); Sistemas Flexíveis de Manufatura; Manufatura Integrada por Computador; Benchmarking e Produção Customizada nas organizações.

PALAVRAS-CHAVE: GESTÃO DE PESSOAS E MUDANÇAS ORGANIZACIOANAIS

Introdução

A importância da Atividade Prática Supervisionada (ATPS) do Curso de Administração da Produção e Operações é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos.

Esta atividade por meio de sua realização visa proporcionar o entendimento relacionando à esta disciplina e à forma como é aplicada, assim como apontar sistemas de avaliação de produção estratégica no planejamento da empresa..

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

Etapa 1 – Passo 1

Aula-tema: Evolução Histórica da Administração e Seus Conceitos.

Subtema: Principais Conceitos e Síntese

As principais fases para a implantação da Engenharia Simultânea adotam técnicas de Gerenciamento de Projetos, Planejamento e Controle Integrados, Equipe “full time”, Matriz Tarefa Responsabilidade.

Grupos "full-time" têm o conceito de Força-Tarefa, passando esse grupo a contar com elementos de vários departamentos ou empresas envolvidos, aumentando com isso a integração e diminuindo o prazo para tomada de decisão em certos pontos do projeto.

O processamento paralelo exige a utilização de ferramentas modernas para concepção de produtos, como o QFD-Quality Function Deployment, ou desdobramento da função qualidade. O grupo normalmente deve contar com 4 a 6 pessoas de áreas como marketing, engenharia e produção, além de representantes de fornecedores ou clientes.Fluxo de desenvolvimento de produto baseado na engenharia simultânea, determinação, investigação, pesquisa de preparação da necessidade vendas de quem está no mercado.

Há sempre a preparação sobre o tipo dos processos para a produção.

Etapa 1

Identificação e Análise da Empresa Escolhida

A empresa que tomaremos como base para esta etapa da ATPS é uma é uma Agencia Reguladora a ANATEL, localizada no Setor de Autarquias em Brasília - DF Tem como público alvo todos aqueles que utilizam de serviços prestados em telefonia, internet e televisão, para uma melhor qualidade de atendimento e satisfação do serviço.

Segmento – As agências reguladoras foram criadas para fiscalizar a prestação de serviços públicos praticados pela iniciativa privada. Além de controlar a qualidade na prestação do serviço, estabelecem regras para o setor.

Atualmente, existem dez agências reguladoras, implantadas entre dezembro de 1996 e setembro de 2001, mas nem todas realizam atividades de fiscalização.

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

A Anatel é uma das nove agências reguladoras que existem no Brasil Ampliar. A Anatel é uma das nove agências reguladoras que existem no Brasil A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promove o desenvolvimento das telecomunicações no país. Criada em 1997, a agência tem independência administrativa e financeira e não está subordinada a nenhum órgão de governo. A Anatel tem poderes de outorga, regulamentação e fiscalização e deve adotar medidas necessárias para atender ao interesse do cidadão.

Porte/Tamanho - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderá estabelecer novas regras para as operadoras de telefonia fixa de acordo com o porte de cada empresa. Na reunião semanal do conselho diretor da agência, o conselheiro Marcelo Bechara propôs alterações no Regulamento de Gestão da Qualidade da Prestação do Serviço de Telefonia Fixa Comutada (STFC).

Pela proposta, existirão metas diferentes a serem cumpridas pelas concessionárias a depender do porte de cada uma delas. Segundo Bechara, é injusto exigir obrigações iguais para empresas diferentes. "Proponho que as metas de qualidade nas chamadas locais valham apenas para as empresas com mais de 50 mil assinantes", afirmou o conselheiro.

Uma mudança sugerida é em relação ao número de indicadores para medir a qualidade do serviço. Atualmente, a Anatel utiliza 37 indicadores próprios para avaliar o cumprimento das metas de qualidade. Bechara propõe a eliminação de 21 deles, para o total de 16 indicadores.

Algumas outras metas de atendimento poderão ser suavizadas, de acordo com o regulamento proposto. A taxa de complemento de chamada para a central de atendimento telefônico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com