TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRASIL BIOMAS

Projeto de pesquisa: BRASIL BIOMAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

2. DEFINIÇÃO

Podemos definir bioma como conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. É caracterizado por um tipo principal de vegetação (um mesmo bioma pode existir diversos tipos de vegetação, porem um será destaque). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (chuva, frio, umidade, calor, etc). Em geral dos biomas são caracterizados por uma grande diversidade de animais e vegetais, podem ser chamados de biodiversidade.

3. BIOMAS BRASILEIROS

3.1 Caatinga

Presente na região do sertão nordestino, com temperaturas elevadas a umidade do ar e pluviosidade são baixas. As chuvas ocorrem no inverno e alguns casos a seca ocorre por períodos prolongados.

O solo é fértil, porém superficial, não armazenando água. Os rios são caudalosos na estação chuvosa e desaparecem no período da seca.

Entre as plantas mais encontradas estão a aroeira, o juazeiro, o umbuzeiro e o pau-ferro; entre os animais encontram-se serpentes, lagartos, tatupebas, preás e gambas.

3.2 Campo ou Pampa

Presente no Rio Grande do Sul estendendo-se pela Argentina e Uruguai. A pluviosidade não é elevada. A vegetação caracteriza pela presença de arbustos, gramíneas e herbáceas. Sofrem grandes erosão devido ao pastoreio intenso e as queimadas comuns na região. QUAL O SOLO ??

3.3 Cerrado

Presente na parte central do Brasil, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goias Tocantins, Minas Gerais e parte de São Paulo, que representa 25% de todo território nacional.

Solo pobre em nutrientes e rico em alumínio, a precipitação pluviométrica está em torno de 1.500 mm anual.

A vegetação inclui, principalmente, gramíneas, arbustos e árvores de troncos retorcidos, esparsamente distribuídas. A fauna inclui a ema, anta, lobo – guará, tamanduá, paca, saúvas e cupins.

3.4 Floresta Amazônica

Está presente na região na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade.

Caracterizada pela presença de árvores de grande porte situadas bem próximas umas das outras o que torna a floresta fechada, as árvores possuem folhas grandes e larga. Clima da região é quente e úmido. QUAL O SOLO ??

3.5 Mata Atlântica

Presente do Piauí ao Rio Grande do Sul, é um dos biomas mais ricos do mundo em espécies de fauna e flora.

No passado ocupou quase total a região litorânea brasileira, com desmatamento que se intensificou a parti do século XX foi perdendo terreno e hoje ocupa apenas 7% da área original. Seu interior recebe pouca luz devido presença de árvores de grande e médio porte. Sua biodiversidade é rica em diversas espécies de animais (tatu-canastra, onça-pintada, lontra, mico-leão, macaco muriqui, anta, veado, quati, cutia, bicho-preguiça, jacu, macuco, etc.) e vegetais (peroba, ipê, cedro, jequitibá-rosa, jacarandá,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com