TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA RELATÓRIO PIM

Por:   •  7/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 8

1

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

ABRIL / 2019

NOME (S): VANESSA APARECIDA DA CRUZ VASCONCELOS RA: 1917954

                       JOCIMARA SANTOS OLIVEIRA RA: 1917953

                       MARIA ISAMARA DO NASCIMENTO RA: 1923453

INTRODUÇÃO

         Neste projeto integrado multidisciplinar, traremos informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho. Abordaremos temas relacionado com o nosso curso de tecnologia em recursos humanos, atrelando nossos estudos do bimestre que são: fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática. Traremos a nossa empresa onde somos colaboradoras, a empresa Coop – Cooperativa de Consumo, considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina.

Com base em nossa vivência dentro desta organização e com pesquisas internas e externas, trouxemos informações necessárias para o conhecimento dentro do universo da empresa desde sua fundação até os dias atuais.

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

        A Coop – Cooperativa de consumo é uma grande empresa no negócio de varejo, ela foi inaugurada em 1954, com mais de 60 anos de história a Coop é a maior cooperativa de consumo da América Latina. Sua primeira loja foi em Santo André, seu objetivo não é obter lucro, mais sim prestar serviço à sociedade. Sua característica mais importante é a cooperação, quem se torna cooperado pode participar de decisões importantes e aproveitar todos os benefícios que ela oferta. Ao ano a Cook mantém cerca de 700.000 cooperados ativos. São 32 unidades distribuídas em várias regiões do Estado de São Paulo que se destacam pelos seus projetos e trabalhos realizados.

        Segundo Karts (1986), o administrador de sucesso depende de como consegue lidar com as situações negociais, a compreensão dos ambientes externos e internos da organização, da forma como lida com as pessoas em todos os níveis de atuação organizacional. Assim como da sua capacidade de lidar com o trabalho a ser realizado. (Livro Fundamentos da Administração, pág. 15). Na Coop não é diferente, para alcançar o sucesso é a forma como lida com todos os clientes, sua prioridade é satisfazer o cliente em todos os sentidos, tanto nos produtos, nos preços e no atendimento.

Segundo a filosofia da Coop:

  • Missão
  1. Oferecer a todos os clientes melhores condições de serviços no negócio de varejo, com preços, qualidade de produtos e ambientes que satisfaçam as expectativas, trazendo benefícios a comunidade, seguindo princípios cooperativistas.
  • Visão
  1. Ser reconhecida pelos clientes, como a melhor empresa de varejo nas comunidades onde atua.
  • Valores
  1. Promover o cooperativismo, proporcionando benefícios aos cooperados, como forma de retribuição a sua fidelidade.
  2. Buscar superar expectativas dos clientes, pela melhoria dos serviços, da praticidade e do ambiente da loja, praticando preços competitivos.
  3. Manter com fornecedores um relacionamento baseado em benefício mútuo.
  4. Promover ações sociais, assistenciais, educativas e de preservação ambiental nas comunidades em que estão presentes.
  5. Praticar uma gestão responsável, visando assegurar sua perenidade.

        De acordo com o site portalcoop.com.br, a responsabilidade social e cultural leva os valores cooperativistas por meio de diversos projetos para as comunidades, os fornecedores, os colaboradores e os cooperados. São palestras, programas e projetos que são realizados para multiplicar as práticas da cidadania, solidariedade e preservação ambiental.

        A Coop é especial por ela manter esses programas. Podemos citar o ciclo de palestras, qualidade de vida, troco do bem, doações de produtos a entidades carentes, doações de nota fiscal paulista, programa escola vai a Coop. Além do bem que esses programas trazem as comunidades, também são ótimas oportunidades para relacionamento, posicionamento de marca e ações diferenciadas.

2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

        2.1 Comunicação interna

        Segundo pimenta (2015), a comunicação interna serve para comunicar/tornar comum a todas as pessoas, de todos os escalões, quais os planos, metas e objetivo da entidade; envolver os funcionários para que contribuam no cumprimento desses objetivos; interação e integração de pessoas, departamentos e áreas para concretizar esses alvos.

        A Coop cooperativa de consumo é uma empresa que visa a importância da comunicação e a informação dentro de suas lojas, usando meios para que seus colaboradores e clientes estejam por dentro do que acontece dentro de sua loja.

        Com essas informações voltadas aos seus colaboradores, e clientes a Coop usa os meios de comunicação como o rádio endo marketing; para a divulgação corporativas em todas lojas do início ao fim do expediente, TV Coop; alcançando o centro administrativo e as lojas com notícias de caráter geral, Whatsapp, Facebook, jornal isto e Coop e quadros de avisos

        Com o Recursos Humanos que além do seu quadro funcional no centro administrativo, o RH conta com um representante em suas unidades, apto para ajudar seus colaboradores, auxiliando nas tarefas vinculadas à área do pessoal, o que resulta em uma melhoria organizacional.

        2.2 Comunicação externa

        Essa área funciona de forma integrada ao processo da comunicação externa e cuida das informações e notícias sobre a empesa, distribuindo – as para a mídia em geral (jornal, revista, televisão rádio e internet).

        A Coop trabalha com a revista Coop que disponibiliza informações e matérias variadas que serve de um elo com os clientes, tem a mala direta que é enviada aos cooperados para um desconto em suas compras, jornal de ofertas, Whatsapp, Facebook, TV Coop que transmite sua própria marca e o portal Coop.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (237.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com