TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociais do Câncer

Resenha: Sociais do Câncer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  Resenha  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

eterminantes Sociais do Câncer

O câncer é um problema mundial de saúde pública, visto que nos últimos anos tem-se observado uma elevação crescente nas taxas de incidência e mortalidade pela doença. (BRASIL, 2002)

Segundo com a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2004) o câncer é uma das principais causas de morbidade e de mortalidade no mundo. Há cerca de vinte e cinco milhões de pessoas com câncer na atualidade; a cada ano são diagnosticados cerca de 10 milhões de novos casos de câncer no mundo, e são registrados mais de seis milhões de óbitos pela doença. Aproximadamente dois terços dos casos de câncer ocorrem nos países em desenvolvimento. (OMS, 2005)

De acordo com o Ministério da Saúde (BRASIL, 2002), alguns determinantes sociais contribuíram para a composição do quadro sanitário atual no Brasil e no mundo: o envelhecimento da população, o processo de industrialização e urbanização e o avanço tecnológico no setor saúde.

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, e está diretamente relacionado a um aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas, dentre elas o câncer.

A partir da Revolução Industrial, que teve início na segunda metade do século XVIII, foram observadas grandes modificações nos padrões de vida e nas relações sociais. Os avanços ocorridos desde então, embora tenham sido extremamente benéficos, trouxeram alguns problemas, por exemplo, a poluição ambiental, e a produção e manipulação de milhões de substâncias químicas com potencial de causar agravos à saúde, como o câncer. Estima-se que cerca de 80% dos casos de câncer ocorram devido a fatores exógenos. Não se sabem ainda qual a toxicidade crônica e os efeitos carcinogênicos da maioria dos produtos químicos em uso cotidiano, como por exemplo, corantes, aditivos alimentares, pesticidas etc.

A urbanização, fenômeno que está fortemente associado à industrialização, também tem sido associada ao aumento da incidência de câncer, uma vez que tem sido observada uma correlação entre o grau de desenvolvimento urbano e a mortalidade por câncer. Este fato por ser explicado a partir da análise das modificações nos hábitos de vida das pessoas com o advento da urbanização. Observa-se que o aumento das taxas de obesidade, do sedentarismo, uma alimentação rica em gordura, etilismo, e tabagismo, dentre outros fatores parecem ter contribuído para uma maior ocorrência de câncer.

O avanço tecnológico observado no setor da saúde, aliado a uma melhora das condições socioeconômicas, contribuiu para a diminuição da mortalidade por doenças controláveis, como por exemplo, a tuberculose, a desnutrição, o diabetes, etc., através da melhora dos recursos diagnósticos e terapêuticos. O controle destas doenças faz com que a mortalidade maior seja aquela devido a patologias não controláveis, como as doenças cardiovasculares e o câncer.

Impacto Econômico e Social

Nos países em desenvolvimento ainda persistem altas taxas de incidência de doenças diretamente ligadas à pobreza. Por outro lado, observa-se o aumento progressivo da ocorrência de doenças crônico-degenerativas, como o câncer. (Organização Mundial de Saúde, 2004). Isso implica num grande desafio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com