TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carboidrato

Resenha: Carboidrato. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Resenha  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  679 Visualizações

A importância de cada nutriente - Carboidrato

Por Simone Biacchi Prass. Visualizada 23938 vezes.

Também chamados de Hidratos de Carbono, é a principal fonte de calorias da dieta. Eles são a fonte de energia mais importante para o ser humano, pois se transformam em glicose, combustível indispensável para o funcionamento do cérebro, órgãos e músculos. Devem contemplar de 50 a 70% da energia consumida diariamente. As principais fontes de carboidratos são as massas, arroz, farinhas, pães, batata, mandioca, biscoitos e cereais.

Quando os ingerimos em quantidades adequadas e suficientes, os carboidratos servem de fonte de energia quase que imediata, poupando, assim as proteínas da função energética, mantendo-as em suas funções de construção, manutenção e regeneração de tecidos e músculos.

Porém, se consumirmos excessivamente e não gastarmos essa energia ingerida com a atividade física, a glicose formada pelo metabolismo do carboidrato transforma-se em gordura e depositam-se no tecido adiposo, aumentando a gordura corporal.

Por isso deve-se dar preferência aos alimentos integrais como pão integral, arroz integral, aveia em flocos grossos e a granola. Eles são fontes de carboidratos complexos e possuem uma grande quantidade de fibras que fazem com que a saciedade venha mais rápido, diminuindo a quantidade de alimento ingerida e conseqüentemente reduzindo o valor calórico da refeição. As fibras também são responsáveis por vários outros benefícios: absorvem parte da gordura consumida antes de ser absorvida pelo organismo, podem diminuir o colesterol e a glicose sanguíneos, previne a prisão de ventre, entre outras.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com