TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico da China

Tese: Desenvolvimento Econômico da China. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Tese  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento Econômico da China

A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 9%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 8,28 trilhões ou 51,93 trilhões de iuanes em 2012, com crescimento de 7,8%, fazendo deste país a segunda maior economia do mundo, fica apenas atrás dos Estados Unidos. Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de15% da economia mundial. Desde 1978, ano do início das reformas econômicas, o PIB chinês tornou-se dez vezes maior. O PIB per capita, entretanto, ainda é equivalente ao de um país em desenvolvimento e inferior ao do Brasil. A China, em relação ao índice que mede os países com condições mais favoráveis a abertura de empresas encontra-se em 2º lugar, atrás apenas de Cingapura. O principal motivo pelo qual a China tem alcançado tal feito é a constante mudança na regulamentação estatal, buscando melhorar as garantias dos seus investidores, tomando atitudes anuais quanto a tais regulamentações.

O rápido crescimento da China traz muitos desafios para o governo chinês e um novo estilo de vida para os chineses. Existe, por exemplo, uma elevada migração de jovens camponeses para os grandes centros urbanos. A China é o maior produtor mundial de alimentos como suínos, grãos, é o maior produtor mundial de milho e arroz, a China também é um dos maiores importadores mundiais de matéria prima.

O forte crescimento econômico dos últimos anos gera emprego, renda e crescimento das empresas chinesas. Porém, apresenta um problema para a economia chinesa que é o crescimento da inflação. Embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a China enfrenta algumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. A utilização em larga escala de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo) tem gerado um grande nível de poluição do ar. Os rios também têm sido vítimas deste crescimento econômico, apresentando altos índices de poluição. Os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo. Mesmo assim, o crescimento chinês apresenta um ritmo alucinante, podendo transformar este país, nas próximas décadas, na maior economia do mundo. Apesar dos avanços no campo econômico, ainda está no início da Revolução Industrial, em termos de direitos trabalhistas. Não se pode avaliar esse problema apenas pelo enfoque individual, o recolhimento de encargos sociais beneficia a todos e é necessário. A propósito da falta de liberdade sindical na China, cumpre lembrar-se do combate a práticas anti-sindicais que se consagrou na maioria dos países do Primeiro Mundo e esse não é o único problema, com esse crescimento econômico, também cresceu muito nos últimos anos a corrupção que persiste.

dos produtos chineses os mais baratos do mundo. Este fator explica, em parte, os altos índices de exportação deste país. Abertura da economia para a entrada do capital internacional. Muitas Controle governamental dos salários e regras trabalhistas.Com estas medidas as empresas chinesas tem um custo reduzido com mão-de-obra (os salários são baixos), fazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com