TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distúrbios da Aprendizagem e Transtornos Globais do Desenvolvimento

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

JF CURSOS – PÓS-GRADUAÇÃO, REFORÇO ESCOLAR E CONSULTORIA ACADÊMICA

Rua Vereador Joaquim Pereira de Castro, 19 – Vila Santo Antônio – Maringá – Paraná – (44) 3023-4900 / (44) 9831-0342

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

DISCIPLINA: Distúrbios  da Aprendizagem e Transtornos Globais do Desenvolvimento

PROFESSORA: Maria de Lourdes Frisanco

ALUNO (A): Aline Gimenes Pucker Salle                      _____________DATA: 06/10/2015

AVALIAÇÃO DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA

Ler o capítulo “Um antropólogo em Marte”. Lembre-se que pesquisas atuais indicam que o autismo tem causas genéticas hereditárias, portanto, neste aspecto o texto apresenta-se defasado.

Produzir um texto de uma ou duas laudas indicando o que apreendeu da leitura. Ou seja, você deve “mostrar” que leu.

Segundo Lorna Wing os autistas, em geral, possuem algumas características em comum: deterioração da interação social com os outros, da comunicação verbal e não-verbal e das atividades lúdicas e imaginativas. Estes indivíduos oscilam seus comportamentos dependendo do grau do autismo, podendo ir do mais leve ao grau mais elevado. Dependendo do diagnóstico precoce e o tratamento que um autista recebe, seu comportamento, sua linguagem e seu desenvolvimento pode se dar de maneira satisfatória. Kanner e Asperde ainda destacam que os portadores da Síndrome de Asperde podem nos falam sobre suas experiências, de seus sentimentos e estados interiores, ao passo que os que possuem autismo clássico são incapazes disso.

Apenas nos anos 60 é que o autismo começou a ser estudado e suas verdadeiras causas levadas a sério, antes disso, uma geração de pais e, principalmente mães, se culpavam pelo autismo do filho, já que achavam que a causa era o “reflexo de maus pais, ou uma mãe geladeira, distante e fria” como Kanner apresentava em seus estudos. O grande obstáculo enfrentado por estes pais é ver seus filhos retrocederem em relação a eles, ficando distantes, inacessíveis, sem reação. Lutam para se relacionar e amar uma criança que, aparentemente, não esboça nenhum sentimento. Hoje, estudos recentes nos mostram que as causas do autismo são genéticas e hereditárias

Muitos pacientes com autismo grave, que sofrem convulsões, comportamentos violentos auto-agressivos, costumam ter deficiências múltiplas além de seu autismo. Em uma de suas visitas feitas em campo para crianças autistas e escolas especiais, Oliver Sacks observava uma variedade de crianças em momentos recreativos, todas estavam empenhadas em atividades solitárias e repetitivas, aparentemente pareciam normais, porém eram distantes e inacessíveis.

Sacks nos conta em seu artigo, sobre o encontro que teve com Templen Grandin, uma mulher autista que conseguiu se sobre sair na carreira profissional, mas seu comportamento ainda carrega características fortes e marcantes do autismo. Em seu encontro com Templen, ele descreve o bizarro momento em que se depara com sua “Máquina de espremer”, uma espécie de geringonça que dava a Templen abraços e lhe fazia voltar a sua infância, lembrando de sua mãe, sua tia predileta e seus professores, causando-lhe, prazer e relaxamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (238.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com