TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PRÁTICAS PASTORAIS

Por:   •  8/2/2019  •  Artigo  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  2.859 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

PAULO NOQUELI RU 1916673 TURMA B

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PRÁTICAS PASTORAIS

TATUÍ-SP

2019

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER

PAULO NOQUELI RU 1916673 TURMA B

RELATORIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado: Pastoral. Apresentado ao curso de Teologia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

TATUÍ-SP

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO––––––––––––––––––––––––––4

INSTITUIÇÃO ESTAGIARIA–––––––––––––––5

PLANO DE AÇÃO PRATICA PASTORAL--------8

CONCLUSOES FINAIS------------------------------9

REFERENCIAS--------------------------------------10


INTRODUÇÃO

A nossa Paróquia está finalizando a implementação dos procedimentos da Ação Evangelizadora estabelecidas em 2018. Um dos aspectos práticos é que toda Paróquia precisa elaborar seu Plano de Pastoral, observando a existência sociocultural, os desafios das pastorais são muitos e suas urgências devida para a elaboração de seu Plano Praticas Pastorais, terá de promover congregações, que incluam o maior número possível de expectadores que juntos possamos ter mais seguidores nas pastorais.

Nós, católicos, formamos parte de uma Igreja bem idealizada e organizada, com ordenação forte, com muita infraestrutura - igrejas, salões - e com diretrizes e doutrinas bem resolvidas. São conceitos importantes muitas vezes esquecemos que temos a participação na igreja, pois ela é o pilar da nossa existência, seguirmos sempre em comunidade, grupos de pessoas adeptos de Jesus Cristo e de seu plano de vida para todos. Estar sempre em comunidade é que conseguimos ser fiéis e seguidores de Jesus, e nossa missão é seguir a missão de Jesus, mencionando o Reino de Deus a todos os seres, a melhor forma de seguirmos os planos de Deus e começando a realizar ação evangelizadora.

O presente relatório tem o objetivo de apoiar nossas paróquias a praticarem seu Planejamento praticas Pastorais. Depois de umas meditações sobre o recente contexto pastoral, seguindo nossas motivações de fé e a comprovação bíblica e teológica do planejamento, constam alguns princípios pedagógicos de uma elaboração pastoral. Porém, tantos planejam a ação evangelizadora, mas deparam com dificuldades; diante disso que exibimos este artigo, com o propósito de motivar, resolver e trazer orientações práticas de como agir para realizar do melhor jeito possível o planejamento das práticas pastorais em cada paróquia.

A INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado foi realizado na PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA situada na rua, Avenida Con. João Clímaco nº 115, Jardim Santa Helena, Tatuí-SP CEP: 18270-540 Estado de São Paulo. O contato com essa instituição pode ser realizado através do telefone (15) 3251-3558 / 99629-1973, e-mail é o sagradafamilia.tatui@gmail.com, funcionam segunda a segunda feira. A Igreja foi instalada no dia 20 de março de 2004, presentes o Bispo da Diocese de Itapetininga Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, auxiliado pelos Padres: Monsenhor Teotônio dos Reis e Cunha, Milton de Campos Rocha, Ademir Bortoleto, Narciso de Jesus Iori, Jânio Procópio da Silva e pelos Diáconos: Mauricio Aparecido Ribeiro, Valter José Domingues, Luís Carlos de Camargo e Pedro José Fonseca de Oliveira. Esta é urna igreja de orientação Cristã. No ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2008, sendo Pontífice S.S. o Papa Bento XVI, Bispo Diocesano Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR, Pároco PE. Edvilson de Godoy. Esta Casa da Igreja foi solenemente dedicada em Honra A Sagrada Família, Tatuí, 26 de dezembro de 2008 A.D.

A Paróquia Sagrada Família funciona ao lado da Prefeitura, Câmara Municipal e da santa Casa de Tatuí, A Paroquia realiza atividades que está focada para os desafios da evangelização em uma sociedade e para o ensino da Palavra de Deus. Também há trabalho social voltado para, irmãos carentes, doentes, crianças e adolescentes.

O estágio foi realizado no período de 20 de outubro de 2018 a 27 de dezembro de 2018 nos períodos alternados de manhã e tarde.

“Amar e servir com alegria”, esse deve ser o sentimento de todas as pessoas que aceitam contribuir com seus dons para as mais diversas pastorais da Igreja Católica que buscam através de suas ações, atenderem determinadas situações em uma realidade específica, tendo como foco principal difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos. A afirmação foi feita pelo padre Geraldo de Paula, Missionário Redentorista que trabalhou no serviço Pastoral do Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Padre Edvilson fala que a participação da pastoral é fazer bem e que Deus chega aos corações das pessoas e também ressalta que neste trabalho é indispensável “o amor que pertence a uma Igreja fundada por Jesus Cristo e seguida pelos apóstolos, à vontade de pôr em pratica o que o mestre nos ensinou com as necessidades da comunidade”.

O maior incentivo que o trabalho pastoral busca prover para as pessoas que estão comprometidas “é reconhecer que Deus precisar de cada um de nós, seus filhos e para que pertencessem no seu Plano de Amor e Justiça que transcorra no meio da nossa sociedade. Desta forma, podemos receber as bênçãos de Deus junto com o seu povo, e mais ainda aqueles que necessitam” explica Padre Edvilson.

O Papa Francisco, em sua primeira Exortação Apostólica, refere-se às pastorais dizendo que é enorme a contribuição da Igreja no mundo atual e completa “Agradeço o belo exemplo que me dão tantos cristãos que oferecem a sua vida e o seu tempo com alegria. Este testemunho faz-me muito bem e me apoia na minha aspiração pessoal de superar o egoísmo para uma dedicação maior”.  

Todas as pessoas podem colaborar em uma pastoral dentro da sua igreja; basta pesquisar as diversas pastorais da comunidade em que age, e por outro lado, é preciso estar concentrado às necessidades da comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com