TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DOS PRINCIPAIS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA

Por:   •  15/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  10 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DOS PRINCIPAIS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA

Para estudar os três teóricos da psicologia é preciso mergulhar fundo nas suas contribuições que, hora se aproximam, hora se afastam, mas possuem uma base bem comum, a criança e o seu desenvolvimento.

Se observarmos Wallon iremos perceber que ele possui uma teoria que se aproxima muito das duas outras, fazendo, na verdade uma ponte entre Vygotsky e Piaget que ajuda a entender melhor a criança e as suas formas de aprender, de evoluir.Para Wallon a inteligência é o principal componente do desenvolvimento, mas ele aceita e defende que é necessário atuar em pelo menos três dimensões – a motora, a afetiva e a cognitiva – pois os seres precisam de diversos estímulos para se construir. Para Wallon, a pessoa deve ser vista como parte integrante do meio em que está inserida. O processo de socialização dá-se pelo contato com o outro e, também, pelo contato com a produção do outro (texto, pintura, música etc.). Por isso, afirma que a cultura geral aproxima os homens, pois permite a identificação de uns com os outros. Para ele, o meio social e a cultura constituem as condições, as possibilidades e os limites do desenvolvimento do organismo. Por isso, a criança precisa ser entendida em seu contexto, e seu desenvolvimento como resultado de sua interação com esse meio: o desenvolvimento é histórico, dialético, portanto, é também descontínuo.

Já Vygotsky é o pensador que vê o meio como principal ativador do desenvolvimento humano, porém ele ressalta a importância das dimensões afetivas, cognitivas, sociais e motoras como ativadores, também desse desenvolvimento.

Para Vygotsky o meio age no desenvolvimento do ser como o combustível para que ele construa as suas ideias, aprenda conceitos e desenvolva habilidades que não seriam possíveis caso ele vivesse isolado. Para ele o desenvolvimento se dá através da interação com o outro, ou seja no meio em que vive ou convive. Como se sabe, para Vygotsky, existem três momentos importantes da aprendizagem da criança: a zona de desenvolvimento potencial, que é tudo que a criança ainda não domina mas que se espera que ela seja capaz de realizar; a zona de desenvolvimento real, que é tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha; a zona de desenvolvimento proximal, que é tudo que a criança somente realiza com o apoio de outras pessoas. É na zona de desenvolvimento proximal, segundo Oliveira (1993, p. 61) que a "interferência de outros indivíduos é mais transformadora. Isso porque os conhecimentos já consolidados não necessitam de interferência externa".
Isso significa que o ensino-aprendizagem deve ter como ponto de partida o desenvolvimento real da criança e, como ponto de chegada, os conhecimentos que estão latentes, mas ainda não desabrocharam. "a escola tem o papel de fazer a criança avançar em sua compreensão do mundo a partir de seu desenvolvimento já consolidado e tendo como etapas posteriores, ainda não alcançadas".

Nesse processo, o professor deve ser o estimulador da zona de desenvolvimento proximal, provocando avanços nos conhecimentos que ainda não aconteceram. A interferência do professor não pressupõe, no entanto, uma pedagogia diretiva, autoritária e, menos ainda, uma relação hierárquica entre professores e alunos Para Vygotsky, o erro deve ser visto pelo professor como parte do processo ensino-aprendizagem, mas jamais deve ser ignorado. A correção é importante para que o aluno perceba a necessidade de melhorar e de dedicar-se mais aos conhecimentos que ainda não domina. Nesse sentido, o trabalho em grupo, além de estimular a interação social, pode ser um bom momento para o amadurecimento de ideias e aprimoramento dos conhecimentos. Entretanto, o contato individualizado entre professor e aluno não pode ser dispensado, pois é o momento em que o professor pode detectar o desenvolvimento real e proximal dos alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (214 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com