TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e importância da microeconomia e macroeconomia

Pesquisas Acadêmicas: Conceitos e importância da microeconomia e macroeconomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.433 Palavras (10 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão abordados os conceitos e a importância da microeconomia e macroeconomia, inflação, taxa de juro, taxa de cambio, método quantitativos aplicados a gestão empresarial e ética, politica e sociedade no setor empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

Microeconomia e Macroeconomia

A Microeconomia é a ciência econômica que estuda o comportamento e a forma pela qual as unidades isoladas que compõem a economia agem e reagem umas com as outras, exemplo disso são consumidores privados, famílias, empresas comerciais, industriais e de serviços, trabalhadores, produtores de bens ou serviços particulares.

A Macroeconomia é a ciência econômica que focaliza o comportamento do sistema econômico como um todo. Têm como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional; o nível de emprego e dos preços; o consumo, a poupança e os investimentos totais, ou seja, a totalização dos aspectos individuais analisados na microeconomia.

A inflação

A inflação é o processo pelo qual ocorre aumento nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro perca o valor cada vez mais, logo se necessita de mais dinheiro para garantir a compra dos mesmos produtos.

Existem vários fatores que geram a inflação. O aumento excessivo do preço de um produto na economia pode influenciar o aumento dos demais preços provocando uma alta nos mesmos, exemplo disso seria o petróleo junto ao combustível.

O consumo exagerado de um produto também gera inflação, onde os mesmos se tornam escassos acarretando o aumento de seu preço.

Exemplo também seria o gasto excessivo do Governo, pois gastando mais do que arrecada terá que gerar mais papel-moeda para suprir suas contas, com isso ocorre desvalorizando a moeda.

O processo inflacionário obriga a realização de reajustes periódicos de preços e salários, quando ocorre seu agravamento se torna difícil reverter a situação. Para que se possa tentar inverter isto terá que ser feita uma Correção Monetária que tem por objetivo de diminuir ou até mesmo acabar com os problemas causados pela inflação. Seu trabalho é reajustar os valores monetários baseado na inflação que teria ocorrido anteriormente.

Influencia sobre a economia através da mídia

Um estudo de caso envolvendo 11 nações foi conduzido pelos autores, usando as nações pertencentes ao G8 mais as três economias emergentes: China, Brasil e México. A análise descobriu que o Mídia/PIB varia entre as nações, com os Estados Unidos, o Reino Unido e o Japão entre os mais altos, e com a Rússia, Itália e China entre os mais baixos. Os resultados são discutidos em relação a suas práticas e significância teórica. O campo da pesquisa em economia da mídia tradicionalmente tem-se orientado em direção a estudos de empresas individuais e indústrias seguindo a perspectiva macroeconómica. Macroeconomia, o estudo do sistema económico agregado ou no Estado-nação ou a nível global, não tem recebido muito interesse académico apesar do fato de estarmos vivendo numa época de globalização. Este artigo usa a perspectiva macroeconómica para tentar responder a uma questão-chave da investigação: Quão importantes são as indústrias midiáticas à economia da nação? Começamos com uma revisão de literatura que tem usado a perspectiva macroeconómica na análise das indústrias de mídia.

Taxa de Juros

O conceito de juros diz respeito ao custo de um credito adquirido ou mesmo a rentabilidade de uma poupança, neste caso, permitindo saber quanto se rende. O juro pode ser dividido em simples ou composto.

Taxa simples refere-se aos juros produzidos de um investimento graças ao capital inicial. Os juros produzidos por um capital durante um determinado tempo não se acumulam ao mesmo para produzir os juros que correspondem ao próximo mês. Logo o juro simples criado pelo capital que foi investido será igual em todos os períodos de investimento desde que o prazo e as taxas não sejam alterados.

Taxa Juro composto permite que o juro produzido, sempre que vencido o período de investimento, não sejam retirados e sim repostos e acumulados ao capital principal.

A noção de taxa de juro indica a percentagem a que se investe um capital em um determinado período, logo juros seria o preço do dinheiro que se é cobrado ou pago por empresta-lo ou pedir emprestado.

A taxa de juro também é definida em fixa ou variável. Fixa quando ela se mantem estável enquanto durar o investimento ou se paga um empréstimo. Variável é quando ela é atualizada todos os meses, de modo que se adeque a inflação, a variação da taxa cambial ou a outras variáveis.

Influencia sobre a economia através da mídia

A taxa de juro é o instrumento usado pelo Banco Central para manter a inflação sobre controle ou estimular a economia. Quando os juros caem muito a população tem maior acesso ao credito e consome mais. Este aumento de consumo (demanda) pode pressionar os preços caso as indústrias não estejam preparadas para atender tamanho consumo.

Por outro lado, com o aumento dos juros, a autoridade monetária inibe investimento e consumo, a economia desacelera logo se evita que os preços subam gerando a inflação.

Com a redução da taxa SELIC (sistema eletrônico que permite a atualização diária das posições das instituições financeiras, assegurando maior controle sobre as reservas bancarias) o Banco Central diminuiu a atratividade das aplicações e, títulos da divida publica. Com isso começa há sobrar um pouco mais dinheiro no mercado financeiro para viabilizar investimentos que tenham retorno maior do que o governo paga. Já quando a taxa sobe ocorre o contrario. Por isso os empresários pedem cortes nas taxas, para viabilizarem investimentos. No mercado a redução da taxa de juros viabiliza a migração de recursos de renda fixa para Bolsa de Valores.

É também por esse motivo que as Bolsas sobem nos EUA ao menor sinal do Federal Reserve (Banco dos USA) de que os juros possam cair.

Quando o juro sobe o investimento em divida absorve o dinheiro que serviria para financiar o setor produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com