TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreentedorismo Multicoisas

Tese: Empreentedorismo Multicoisas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Tese  •  3.300 Palavras (14 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Curso Gestão Comercial

Disciplina: Gestão em Marketing

Polo Jardim Estoril – Bauru/SP

Tutor a Distância: Marta Regina Garcia Cafeo

Tutor Presencial: Fernando Henrique de Campos

Bauru, 23 de Abril de 2014

As épocas de grandes mudanças são sempre épocas em que é necessário ser empreendedor. E estamos justamente vivendo uma dessas épocas de grandes mudanças. Isso significa, que cada vez mais os métodos de antigamente ou os atuais já não garantem o sucesso de amanhã.

Mas, entre a multiplicidade das mudanças no mundo, como será possível filtrar aquelas que são essenciais?

Segundo Weissman Arnold (1990) terá que se concentrar em vários aspectos:

Ambiente econômico, tecnológico e técnico, jurídico, político, ecológico, ideologias, agressividade de concorrência de mercado, questões de hábitos de vida e de valores, entre outras condições fundamentais. Tudo isto incide na forma de “funcionar das empresas”.

O fenômeno mais marcante da modernidade para as empresas é a sobrevivência ante a Era da Competitividade[1], que em virtude da globalização exige das empresas mais profissionalização e a adoção de estratégias efetivas e eficientes para conseguirem sobreviver nessa realidade difícil da era moderna.

Esses processos afetam a gestão das empresas que procuram alternativas viáveis para assegurar a sobrevivência e o crescimento destas.

Portanto, a partir do reconhecimento desse ambiente de muitas transformações e do elevado desafio à sobrevivência das organizações, é que a Administração de Marketing deve inserir-se junto aos processos estratégicos das empresas, atuando como propicia de um planejamento ajustado às ações efetivas de resolução atendendo às novas necessidades de mercado.

O nosso trabalho tem como objetivo, investigar na variante Estratégias de Marketing, maneiras eficientes de relacionamento entre Multicoisas Franquias e o mercado em que se insere.

No livro “Migração do Valor”, KOTLER, (1999), vemos registrado como as exigências do cliente e as forças competitivas mudam significativamente, num curto período de tempo.

Como KOTLER, (1999) observou, há dois tipos de empresas: “aquelas que mudam e aquelas que desaparecem”.

O primeiro contato de venda de uma determinada empresa ocorre quando alguém compra um produto ou utiliza um serviço.

A empresa moderna no intuito de alcançar resultados, assume uma atitude diferenciada na sua forma de comercialização, considerada na sistemática do marketing como pós-venda.

MULTICOISAS

Fundado em 1994, A Multicoisas Franquias, com sede em Campo Grande – MS, é constituído por um conjunto de lojas, com mais de 1.376 colaboradores, distribuídos por mais de 170 lojas em todo o Brasil, sendo hoje a maior rede de varejo atuando na área de utilidades, oferecendo soluções, reparos, acessórios e novidades para o cotidiano das pessoas.

Em uma loja de aproximadamente 100m², são disponibilizados ao consumidor cerca de 3.500 itens, distribuídos em 15 departamentos, são eles: Banheiro, Cozinha, Elétrica, Elétrico e Eletrônico, Ferragens, Ferramentas, Hidráulica & Jardim, Iluminação, Informática, Lavanderia, Lazer, Organização, Pilhas & Cia, Químicos & Cia, Segurança, enfim, tudo para proporcionar mais facilidade e praticidade à rotina das pessoas. Além da qualidade dos produtos e da comodidade de encontrar tudo num só lugar, os clientes contam ainda com uma equipe treinada para oferecer soluções adequadas para cada caso.

Em Bauru, a Multicoisas, que tem como razão social a denominação Tossi,. Saad e Mambelli Ltda,, foi inaugurada no dia 03 de Outubro de 2009, está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 8-60, Vila Guedes de Azevedo e tem à frente dos negócios o Sr. Marcel Rui, Srª Ana Cláudia Pedroso e Sr. Diego Tavaresi, sendo o último, Sócio Operador.

A Multicoisas foi criada em 1984 por Lindolfo Martin e sua esposa Elza. O início do trabalho do casal no ramo da construção e reforma foi em 1978, com a abertura da primeira unidade da Multicasa, em Campo Grande - MS. A loja foi aberta com um diferencial, no qual a principal filosofia de trabalho seria: “Uma organização que valorizasse o conhecimento e o ser humano”.

Com a experiência adquirida no mercado de materiais elétricos, hidráulicos e ferragens para a construção civil em geral, o casal percebeu que a maioria dos clientes também buscava produtos para “pequenos reparos”. Para suprir essa necessidade foi criada a Multicoisas, que oferece uma grande variedade de produtos e soluções integrados ao atendimento especializados dos vendedores.

Com o conceito testado, Lindolfo decidiu expandir a marca Multicoisas por todo Brasil. Para não perder o foco, já que as lojas seriam instaladas em várias localidades do país, em 1990 o casal optou pelo sistema de franquias e a empresa tornou-se uma das pioneiras no Brasil a optar pela expansão profissional e planejada, nos moldes das redes americanas de franquias.

Em 2010 a Multicoisas alcançou a marca de 100 lojas e seu plano de expansão tem como meta chegar a 500 lojas até 2021.

A filosofia de trabalho com a valorização do ser humano ainda é preservada e aperfeiçoada na rede Multicoisas. Temos como principais conceitos: Conveniência (estar perto das necessidades); Bom atendimento (sorriso / clima de trabalho); Acessibilidade aos produtos (auto-serviço); Orientação técnica (ensina-se a fazer / usar); Dinâmico clima promocional (vitalidade comercial) e Garantida satisfação dos clientes (mesmo depois do produto estar pago e entregue).

Assim, a Rede contribui de forma positiva na formação de pessoas, da cidadania e da economia de nosso país. Franqueando o seu conceito de negócio com empreendedores dispostos a compartilhar na construção e multiplicação deste conceito e seus princípios e valores, no objetivo de alcançar o próprio sucesso.

1984 – Primeira Loja Multicoisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com