TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de Empregabilidade

Artigo: O conceito de Empregabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Artigo  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Empregabilidade é a capacidade de manter ou de alcançar um emprego. Estar apto a atender a demanda do mercado e suas exigências.

Trabalhar onde você quer, com quem você quer, fazendo o que se quer, assegura ao trabalho e ao empregado uma sensação prazerosa. Pois fazendo o que gosta, sempre haverá estímulo para estudar e se atualizar nos assuntos relacionados. Assim se aprimorar e estar sempre atualizados com a demanda exigida em sua área, podendo aperfeiçoa-la mais e mais.

Atualmente a taxa de desemprego subiu para 4,8% em Janeiro. Estar empregado podemos dizer que é nossa sobrevivência, e nesse novo tempo que estamos vivendo a tecnologia esta se avançando cada vez mais e junto com ela temos que avançarmos também, pois não podemos ficar parados no tempo. Hoje existem máquinas que substituem o serviço de 10, 20, 40 pessoas. Estão desaparecendo muitas profissões e atividades profissionais e isso realmente se não tiver gente qualificada e com planos B, C , D... gera desemprego.

Um exemplo é a Volkswagen hoje bem conhecida e nomeada uma das maiores fabricas de automóveis, em 1987 era composta por 141.400 funcionários com o passar do tempo com o avanço tecnológico voltada a aceleração da produção em 2002 esses funcionários passou a ser 92.000. No Brasil isso acarretou em perca de emprego. Em 1987 a produtividade era de 6,5 veiculo por ano, já em 2002 a produção pulou para 19,5 veículo por trabalhador.Com a tecnologia as fábricas começaram a empregar menos e produzir mais.

¨Qualquer perca de postos de trabalho significa uma tragédia, pois não há perspectiva de criação de novos postos em quantidade suficiente para absorver a mão–de-obra que foi dispensada¨.

Uma solução para manter – se empregado seria a requalificação profissional, visando se preparar para uma colocação em outra área ou ramo de atividade. Até mesmo porque a função exercida poderá de deixar de existir.

Tem instituições que oferecem esses tipos de aperfeiçoamento, tal como o PRONATEC que agora oferece bolsa no curso de ensino superior, assim como no técnico que entre 2010\2012 aumentou em 24% a renda dos trabalhadores sendo possível adequar os programas educacionais ás expectativas e as exigências do mercado de trabalho.

¨Não trabalhamos na condição de empregados e sim de prestador de serviços¨( Mario Persona).

O profissional te que estar preparado para atender diferentes empresas e necessidades ao longo de todo sua carreira, porque o mercado muda. Um exemplo claro é a copa esse ano aqui, restaurantes, bares, hotéis, taxistas, todos e quaisquer prestador de serviços (funcionários) estão tendo que se adaptar a uma nova demanda (a língua estrangeira). Um novo conhecimento, aperfeiçoamento, especialização para poder atender a necessidade de estrangeiros que irão chegar no Brasil.

Para estar empregável precisa ter um plano de carreira e nunca se focar em um plano só, mais ter um planejamento de mudança, ter sempre a disposição um plano B, C, D. Pois se não ficar atento as mudanças e se adequar as mesmas acabara ficando sem valor no mercado de trabalho.

Na sala de emprego do dia 13\01\2014 foi falado de três áreas que devem gerar emprego nos próximos anos ( saúde, tecnologia e infraestrutura)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com