TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Obrigatório Fundamental II

Por:   •  25/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  7.368 Palavras (30 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 30

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE

MAIANA DIAS SANTOS DE JESUS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

MAIANA DIAS SANTOS DE JESUS

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

(1º AO 5ºANO)

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor Eletrônico: Nathalia Alves da Silva

Tutor de Sala: Cristiana Ramalho

Lauro de Freitas

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 5

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 16

DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 21

CONSIDERAÇÕES FINAIS 23

REFERÊNCIAS..........................................................................................................24

INTRODUÇÃO

Neste o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências desenvolvidas durante o estágio Curricular no Ensino Fundamental do curso de Pedagogia, dividida em três etapas, sendo que 1ª etapa de observação e a 2ª etapa de planejamento das atividades e 3ª etapa de intervenção. Tendo como objetivos específicos: preparar-se para intervir nas diferentes expressões da questão social da realidade Brasileira, por meio de articulação de conhecimentos teóricos à prática; desenvolver habilidades técnico-operativas para planejamento de ações, programas ou projetos de enfrentamento das questões sociais, executando-os e avaliando-os; desenvolver postura ética e propositiva frente à instituição investigada; tomar as atividades de estágio como um processo contínuo de exame sobre o desenvolvimento e a construção da própria profissão na sociedade brasileira. Realizado no Centro Educacional Recanto Infantil. Apresentando assim, as atividades realizadas ao longo dos encontros com as crianças atendidas pela instituição. As atividades foram planejadas e executadas de acordo com a orientação previamente estabelecida com a coordenação da escola.

Este relatório apresenta as atividades realizadas durante os encontros na instituição apresentando assim as atividades pedagógicas desenvolvidas e planejadas ao longo do semestre, descrevendo também as características do local. Relacionamos as experiências adquiridas durante o estágio com as autoras estudadas ao longo dos encontros em sala de aula durante este componente curricular.

Antes de iniciar as visitas na instituição já tinha um pouco de segurança, pelas vivencias anteriores, porém apreensiva em relação tanto a instituição como também as crianças pois as informações e o “preconceito” se fez presente em nossa imaginação, estávamos apreensivos sobre o que encontraríamos e de que forma desenvolveríamos as atividades. Mas ao longo das atividades realizadas na instituição fui surpreendida, as crianças com seu afeto quebraram todas as barreiras que criei e posso dizer que o estágio foi realizado com bastante sucesso.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Instituição a qual foi feita a observação, localiza-se em Salvador e atende crianças que na sua maioria são de baixa renda. O Centro Educacional Recanto Infantil, está em atividade desde 2014. É uma escola particular, funciona em tempo integral, atendendo; G2, G3, G4, G5. Funciona das 7h às 17:30h. Porém, há um pequeno percentual de crianças que frequentam somente um dos períodos, sendo matutino das 7:00h às 11h e o vespertino das 13h às 17:30h.

O Centro Educacional Recanto Infantil possui aspectos necessários e coerentes com a proposta pedagógica, a localização, segurança, saneamento, higiene, ventilação e tamanho. A estrutura física da escola conta com 05 salas, todas com quadro branco, ventiladores e boa iluminação, cozinha, 4 banheiros sendo 2 com chuveiros e 1 para uso dos funcionários, parquinho, rampa de acesso, tela de proteção. A área externa é cimentada onde se realizam as atividades de recreação, a escola dispõe de diversos recursos tecnológicos: data show, TV,DVD, som e internet com wi-fi disponibilizado para todos. Toda a escola está em um ótimo estado de conservação e higiene, nos banheiros são adaptados para pessoas com necessidades especiais.

A escola também dispõe de uma secretaria, sala dos professores, deposito, bebedouros em cada sala de aula e uma área externa coberta com tatames coloridos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.7 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com